Trabalho científico realizado a partir da recepção de uma aluna de Mestrado da instituição espanhola em Viçosa
Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Univiçosa participou da orientação do trabalho de Ester María Fernández Calero, estudante de Mestrado da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilla, na Espanha. O trabalho “Conociendo el presente para mejorar el futuro: estudio comparado entre adolescentes de Brasil”, foi orientado pela professora María José Lera Rodrígues.
Clique aqui e leia a dissertação.
O trabalho foi realizado a partir da recepção da aluna Ester María pela professora Rita Souza do Departamento de Educação da UFV. O professor Sérgio Domingues, do curso de Psicologia da Univiçosa, foi convidado a participar como colaborador na pesquisa atuando na tradução e padronização de um teste utilizado no trabalho. Também colaborou o professor da Univiçosa Rogério Pinto, que analisou os dados referentes à escala.
O trabalho foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Univiçosa como emenda ao projeto de pesquisa “Ortopedia Mental: história e atualidade de uma prática pedagógica”, registrado sob o número 026/2015-1 (Projeto de Iniciação Científica da aluna de Psicologia Karina Araújo Ferreira, orientada por Sério Domingues).
Para Sérgio Domingues parcerias internacionais como e com instituições federais renomadas —caso da UFV, possibilitam a inserção em campos de pesquisa cada vez mais avançados. “Através dessas ações, a Univiçosa ganha visibilidade nacional e internacional e passa a se configurar como uma das mais sérias instituições de ensino do país”.