<em>E-commerce</em>: alternativa para o crescimento empresarial

É notável o crescimento do comércio eletrônico. Quem ainda não aderiram está perdendo espaço no mercado

Publicado em 09 de novembro de 2016

Foto: MorgueFile

Kerla Fabiana Dias Cabral: Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão de Empresas da Univiçosa

O crescimento acelerado do comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, se tornou uma importante vantagem competitiva para empresas e é uma nova alternativa para as pessoas ao realizarem suas compras de maneira rápida e fácil em sites.

Com a globalização, o uso da internet cresce cada dia mais rápido, favorecendo o uso do comércio eletrônico. Atualmente o comércio eletrônico na rede mundial de computadores vem apresentando taxas elevadas de crescimento. O avanço de novas tecnologias e a possibilidade de interação com o mundo todo foram os fatores cruciais para o desenvolvimento do e-commerce para a sociedade.

O e-commerce é hoje uma ferramenta chave para as empresas, e além de tudo torna-se um novo canal de comercialização, transformando o internauta que antes era apenas um visitante do site, em um consumidor.

Há bem pouco tempo, ninguém imaginava comprar bens como TV ou geladeira sem precisar sair de casa. Dessa forma o uso do e-commerce também mudou o comportamento das pessoas, criando um novo perfil de consumidores.

Com o uso do e-commerce, pode-se identificar uma série de vantagens para as organizações e para os clientes como exemplo:

  • O acesso ilimitado dos produtos da organização aos seus clientes, podendo mostrar sua criatividade, inovação, buscando fidelizá-los;
  • Maior aproximação das organizações com seus clientes através de um contato direto;
  • Aumento da produtividade, otimizando processos na organização;
  • Abertura de novos mercados nacionais e internacionais;
  • Redução de tempo e eliminação de papéis;
  • Proporciona custos menores em relação à implementação de produtos ou serviços que possuem uma vantagem competitiva;
  • Maior visibilidade do público, lojas virtuais estão abertas 24 horas.

É notável o crescimento do comércio eletrônico. Dessa forma organizações que ainda não aderiram a essa prática podem estar perdendo espaço no mercado, e deixando de conquistar novos clientes.

O e-commerce chegou para ficar, e cada dia será mais utilizado pelos novos consumidores, altamente exigentes e conectados.

Empresas que desejam ser competitivas devem aderir a esse novo modelo, não sendo necessário para tal abandonar suas lojas físicas. A utilização de um modelo não necessariamente substitui o outro, a menos que seja a intenção direta da organização.

Empresas que já utilizam o e-commerce devem estar atentas as mudanças que ocorrem no mercado virtual para conseguirem concorrer páreo a páreo com seus concorrentes ou até mesmo deixá-los para trás.