Univiçosa promove III Seminário de Educação Empreendedora 

Cerca de 700 pessoas participaram do evento que reuniu grandes nomes do empreendedorismo. 

Publicado em 22 de agosto de 2017

Cada vez mais, a Univiçosa respira empreendedorismo. O convênio firmado há quatro anos com o SEBRAE vem contribuindo -e muito- para que isso ocorra.

Na última semana, a Univiçosa promoveu, por meio desta parceria, o III Seminário de Educação Empreendedora. Estudantes, professores e convidados tiveram a oportunidade de conhecer a fundo histórias de empreendedores de sucesso. Em três dias de muito conhecimento compartilhado, o público ouviu conselhos, tirou dúvidas e se divertiu com narrativas curiosas.

De acordo com o Professor de Empreendedorismo, professor Guilherme Castanheira, o objetivo do evento é “justamente desenvolver a cultura empreendedora de nossos alunos, professores e toda a comunidade. Esperamos que todos aproveitem o saber compartilhado neste evento”.

Já no primeiro dia do Seminário, as expectativas do professor Guilherme foram alcançadas. Quatro empreendedores renomados, que integram diferentes setores da economia, levaram ao Centro de Convenções suas bagagens ricas em empenho e dedicação. A mesa-redonda foi mediada pelo gestor do curso de Psicologia, professor Bruno Cury.

Em sua palestra, o diretor-presidente do Grupo CPT e presidente da Univiçosa, professor Nelson Fernandes Maciel, inspirou a todos pela experiência e determinação. O presidente fez um balanço positivo do primeiro dia do evento. “Cada empreendedor, com sua história, seus medos, suas conquistas, seus problemas, serviu de inspiração para os jovens que participaram do Seminário. Que eles tenham muito sucesso e coragem para empreender”, finalizou.    

Confira as fotos dos três dias de evento. 

O sócio fundador do Hakuna Batata, Adilson Ladeira, que é ex-aluno da Univiçosa, inspirou a todos pela coragem e ousadia. E também partilhou a receita do sucesso: “trabalhar com ética e responsabilidade é o segredo”.

Já a fundadora e presidente da Haskell, Ana Márcia Teixeira, inspirou a todos pela perseverança. “Foco, força, fé, muito trabalho e persistência são as chaves para a vitória”, foi a mensagem deixada pela empreendedora.

O CEO da Cientec e Presidente da Casa do Empresário, Paulo Márcio de Freitas, inspirou a todos pelo espírito inovador. O empreendedor afirmou que pretendia “provocar a todos para que quisessem duas coisas: ter curiosidade e coragem de fazer”.

Depois de uma abertura enriquecedora, o segundo dia do Seminário foi marcado pela experiência de 40 anos como técnico de futebol de René Simões. Atualmente, ele é sócio fundador das marcas “O Camarão” e “O Camarão Arte Bia”, além de coach. Ao ser questionado sobre um possível segredo para montar equipes de sucesso, o ex-técnico foi enfático: “não existe receita”. Segundo ele, acima de tudo, é preciso se preocupar com a liderança. “Se você não for um líder positivo, não vai montar uma equipe vencedora. Montar uma equipe é fácil, fazê-la vencedora, no entanto, depende do seu tipo de liderança.”

No terceiro e último dia do Seminário de Educação Empreendedora, o público presente recebeu o diretor de arte, designer gráfico e de produtos da Haskell Cosmética Natural, Luciano Lima. O palestrante encheu o Centro de Convenções de ideias inspiradoras sobre a importância da construção da identidade visual de uma marca. O diretor de arte falou, ainda, sobre a importância da iniciativa da Univiçosa: “receber esse incentivo e todas essas informações ainda na graduação é inspirador. É o empurrão de que esses jovens precisam para empreender”.

O diretor administrativo-financeiro da Univiçosa, professor Mateus Mendonça Vieira classificou como “fenomenal” o III Seminário de Educação Empreendedora, que reuniu cerca de 700 pessoas. Ele enfatizou a importância de trabalhar o empreendedorismo dentro de uma Instituição de Ensino Superior. “Foi, para nós, um grande evento que vem destacar a Univiçosa como uma Instituição que investe no aluno, para que ele possa entender que consegue ir muito além do que pensa.”