Univiçosa comemora o dia das crianças da Unidade 3

A data foi comemorada por meio de uma colaboração coletiva entre professores, funcionários e alunos da Univiçosa com a Comunidade

Publicado em 11 de outubro de 2018

Ontem (10) pela manhã, a Univiçosa reuniu alunos da Escola Municipal    Presidente Getúlio Dornelles Vargas e da Creche Municipal Ângela D’Antonino, do distrito de São José do Triunfo, para comemorar o Dia das Crianças. O evento aconteceu na Unidade 3 para que estivéssemos o mais perto possível da Comunidade.

Além de conhecer a nossa estrutura, nossos animais, funcionários, professores e alunos, as crianças também tiveram um momento de muito lazer na cama elástica, de muito algodão doce, pipoca e surpresinhas.

Por meio de uma colaboração coletiva, iniciamos, nesse ano, o contato com a diretora da Escola e da Creche para realizarmos uma parceria em busca da construção de projetos multidisciplinares que visam conhecer, de forma participativa, as demandas e potenciais da comunidade local. Assim, visamos construir, em conjunto, as propostas e encaminhamentos necessários para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas. Dentre as demandas, já foram apontadas a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar, a valorização das tradições e saberes locais, o cuidado ao meio ambiente, cuidado com os idosos e com as crianças do Distrito.

Na comemoração estavam reunidos três dos projetos da Univiçosa:

PASUNI

Coordenação: Professor Emilio Campos

Professores Integrantes: Paolo Vivenza, Adriano Cunha, Guilherme Fausto, Marcelo Dias, Maria Gazzinelli, Rogério Pinto.

Alunos envolvidos: Jessica de Araújo, Ana Paula Mechetti e Daiane Ferraz.

Descrição do projeto: O projeto de Produção Animal Sustentável na Fazenda Escola da Univiçosa (PASUNI) é um projeto de perfil multidisciplinar sustentado pelos pilares da extensão, pesquisa e ensino. Tem o objetivo de criar unidades demonstrativas para a produção animal de forma sustentável, baseada em princípios agroecológicos, sendo um espaço para a construção do conhecimento de forma participativa entre professores, alunos, produtores/agricultores e comunidade do entorno da Fazenda Escola, visando suprir um pouco das demandas existentes e contribuir com atividades de pesquisa participativa com intenção interventiva para o desenvolvimento sustentável. Entendemos que estes espaços são fundamentais para a formação de um profissional qualificado com a visão sistêmica e capaz de buscar soluções para as diversas dificuldades encontradas em campo. A construção do conhecimento é capaz de promover significado e práticas aplicáveis para os envolvidos no processo. Portanto, uma marca deste projeto é sua perspectiva metodológica participativa, que viabiliza diálogos entre campos de saber distintos.

UNINUTRI

Coordenação: Professora Ana Cristina

Professores integrantes: Cristiane Sampaio, Eliene da Silva, Flavia Xavier, Luciana Marques, Simone Angélica e Viviane Gomes.

Descrição do projeto: o Projeto UniNutri (Projeto de Extensão em Nutrição) é um projeto de extensão em fase de implementação. Este visa capacitar os integrantes do grupo para desenvolver conhecimento teórico-prático mais aprofundado sobre espécies vegetais destinadas ao consumo humano produzidas regionalmente. O projeto se propõe, ainda, a realizar o levantamento das hortaliças tradicionais e das PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais) da região de Viçosa; identificar e caracterizar as hortaliças tradicionais e as PANC encontradas naturalmente na região da Unidade 3; inserir os alunos nas práticas de cultivo, colheita e caracterização, auxiliando no aprendizado de conteúdos teóricos; realizar a coleta, herborização, identificação e registro de amostras vegetais das culturas produzidas; realizar atividades de extensão em feiras, com a comunidade local e participar de eventos relacionados às PANC.

O evento também contou com a participação da Liga de Urgência e Emergência (GESUE), representada pela Elenice Dias, professor do curso de Enfermagem, e com as integrantes da Liga, Estela, Isabela e Yasmim, para que elas pudessem auxiliar, demonstrar algumas atividades e prestar atendimentos, caso alguma criança se acidentasse.