Alunos da Univiçosa visitam mineração de ferro no Quadrilátero Ferrífero

Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do terceiro período visitaram a Mina Pau Branco, pertencente à Vallourec, localizada no município de Brumadinho.

Publicado em 20 de junho de 2018

Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do terceiro período visitaram uma mineração de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero/MG. A visita foi realizada na Mina Pau Branco, pertencente à Vallourec, localizada no município de Brumadinho. A mina visitada é de grande porte, com cerca de 250 metros de profundidade e 150 metros de largura, onde o minério é extraído a céu aberto. A visita foi coordenada pela professora Luana Pereira (Engenheira Ambiental) e aconteceu no último dia 15.

Como apresentado durante a visita, a Vallourec é uma empresa líder na fabricação e comercialização, nacional e internacional, de tubos de aço sem costura. Estes tubos são utilizados em diversos setores da economia, como para extração de petróleo e em construção civil em geral. A Mina Pau Branco existe para fornecer minério de ferro para fabricação dos tubos pela própria Vallourec e, também, para outras mineradoras no país.

No decorrer da visita foi exposto todo o processo de extração e beneficiamento do minério de ferro desde a fase de prospecção mineral até a transformação do mesmo em aço. Na fase de extração estudos geológico-geotécnicos são de extrema importância tanto para identificação do corpo mineral quanto para realização de estudos que permitam a estabilização física da mina, entre outros.

Também foram retratadas as preocupações e os procedimentos adotados para preservação e conservação do meio ambiente. Um dos aspectos mais importantes observados durante a visita é a inexistência de barragem de rejeitos no final do processo de extração e beneficiamento do minério. Todo o rejeito gerado é separado em fase sólida e líquida, tanto por separação gravitacional quanto por prensas hidráulicas, resultando em um rejeito com pouca umidade que tem como destino final a pilha de rejeitos e estéril.

A visita possibilitou uma melhor compressão dos alunos de conceitos sobre geologia de engenharia estudados em sala de aula.