Feira Simulada 2016

A Feira é aberta a toda a comunidade acadêmica da Univiçosa

Publicado em 10 de outubro de 2016

Um dos eventos mais aguardados pela comunidade acadêmica da Univiçosa, e não apenas pelos estudantes e professores da área, a Feira Simulada 2016 está confirmada para o próximo dia 20.

A Feira faz parte da disciplina “Empresas Simuladas”, que também promove rodadas de negócios e estuda o gerenciamento de empresas através de um sistema específico de gestão. Faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos de Administração e Tecnólogos em Gestão de Empresas (Processos Gerenciais).

Fechando a programação VIII SIMPAC (Simpósio de Produção Acadêmica), a Feira de Empresas Simulada 2016 contará com 4 empresas de alimentos: Só Coxinhas, Pop Cone, Divina Gula e Delícia Árabe.

A Feira é aberta a toda a comunidade acadêmica da Univiçosa.

Cada pessoa presente à Feira Simulada do dia 20 de outubro vai receber cheques no total de R$ 500 para comprar produtos oferecidos pelas empresas participantes.

A Empresa Simulada

Empresa Simulada é uma disciplina do último período dos cursos de Administração e Gestão de Empresas (Processos Gerenciais). Essencialmente prática, a disciplina usa a tecnologia de educação virtual, metodologia de treinamento que atrela a teoria à prática de atividades empresariais. A Univiçosa é pioneira na região no uso dessa metodologia.

Os alunos, divididos em grupos ou "empresas" diferentes, com seus respectivos cargos e funções, atuam em um mercado simulado em laboratório, reproduzindo o dia a dia de uma empresa criada por eles mesmos e que funciona como empresa real. Nela os estudantes praticam a negociação de produtos ou serviços e a interação com os clientes e fornecedores no processo de compra e venda, pagamento e recebimento. Os alunos interagem em um mercado virtual composto por outras empresas simuladas, propondo soluções e implantando novas estratégias, sempre com base no conhecimento adquirido durante todo o curso em disciplinas nas áreas contábil e financeira, gestão de pessoas, marketing, produção, logística e empreendedorismo.

O ponto-chave da simulação empresarial é desenvolver competências como autonomia e senso de responsabilidade, habilidade para trabalhar em equipe, visão sistêmica e empreendedora. O acadêmico é desafiado a exercitar, a todo momento, a solução de problemas, a desenvolver a visão de negócios e suas conexões com os mercados, utilizando a linguagem do mundo dos negócios.

Dois eventos durante o semestre são marcantes para os alunos: a Roda de Negócios, onde negociam diretamente com empresas fornecedoras; e a Feira Simulada, momento de interação com clientes reais através da exposição e venda de produtos ou serviços.

Com dois ambientes, o Laboratório de Empresa Simulada possibilita o funcionamento simultâneo de duas empresas simuladas diferentes. Cada ambiente apresenta o layout de um escritório a fim de propiciar ao aluno toda a vivência da prática administrativa de uma empresa, e está equipado com 16 computadores conectados à internet e com o Sistema "Gestão Simulada".