Importância do estudo é destaque em recepção de calouros

Centenas de calouros — recém-saídos do Ensino Médio — além de graduados em busca de outro diploma superior, alunos vindos de outras instituições e selecionados em uma das muitas oportunidades oferecidas pela Univiçosa foram recebidos pela Direção, gestores, professores e colaboradores no Centro de Convenções

Publicado em 02 de fevereiro de 2017

Aluno não é o mesmo que estudante. Tenha foco! Realize seu sonho! Não é fácil, mas vale a pena. Foi isso que os ingressantes das duas unidades da Univiçosa neste primeiro semestre de 2017 ouviram de manhã e à noite, durante a recepção preparada pela Faculdade. Centenas de calouros — recém-saídos do Ensino Médio — além de graduados em busca de outro diploma superior, alunos vindos de outras instituições e selecionados em uma das muitas oportunidades oferecidas pela Univiçosa foram recebidos pela Direção, gestores, professores e colaboradores no Centro de Convenções, ontem (1) de manhã e à noite.

Fotos

A Unidade 1 abriu seus portões às 6h da manhã. A Professora Rosyane Cruzeiro, coordenadora do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) conduziu a recepção e deu um “aulão” sobre as rotinas e práticas da Univiçosa.

Coube ao Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues (de manhã) e ao Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira (à noite), dar as boas-vindas. Evaldo Zeferino passou uma mensagem otimista aos novos acadêmicos. Citando o próprio exemplo, disse que cada um constroi o próprio sucesso — Evaldo foi de estagiário a Diretor Geral da Univiçosa, depois de muito sacrifício e esforço pessoal. Cursou Engenharia Civil na Universidade Federal de Viçosa, participou da implantação da Univiçosa desde o ano 2000 e liderou a estruturação e expansão da Faculdade, até chegar ao cargo máximo de direção da Instituição. Por sua vez, Mateus Vieira falou da busca pelo sonho, da importância de manter o foco e de cada um fazer o que gosta.

Após as saudações, o Diretor Acadêmico da Univiçosa, Professor Per Christian Braathen, contou um pouco da própria história, desde a saída de seu país, a Noruega, anos 16 anos de idade. Somente aos 23 anos conseguiu começar um curso superior; aos 35 já era doutor; é autor de 5 livros de Química; foi professor da Universidade Federal de Viçosa, onde se aposentou; lecionou em diversos instituições; e é Diretor Acadêmico da Univiçosa desde o início. Braathen fez uma defesa apaixonada do estudo. “Há enorme diferença entre ser aluno e ser estudante. Aluno é aquele matriculado na escola. Estudante é o que busca o conhecimento incessantemente. É daí que vem o progresso e a realização da pessoa. Não seja aluno. Seja estudante!”.

A segunda parte da recepção aos calouros e ingressantes foi a confraternização no hall do prédio central com música eletrônica, bate-papo com os gestores, um breve “tour” pelas dependências da Unidade 1 e interação com futuros colegas e parceiros comerciais que apresentaram produtos e serviços de interesse dos estudantes.

“A cada ano estamos agregando mais qualidade e cuidado na recepção daqueles que escolheram a Univiçosa para buscar a melhor formação profissional. Isso é motivo de orgulho, e exige de nós responsabilidade e esmero. Temos mais de 5 mil pessoas que confiaram na Instituição e estão fazendo aqui seu curso superior. É a prova de que estamos no caminho certo”, avalia o Diretor Geral, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues.

Hoje (2), ocorre a recepção aos veteranos, a cargo do gestor de cada curso, com atividades especialmente preparadas, além da interação com os novatos.