Sistema de auditorias e classificação de barragens

Em TCC, estudantes da Univiçosa propõem revisões em sistemas de auditorias e classificação de barragens. Sistemas são exigidos pela FEAM

Publicado em 04 de maio de 2017

Foto: MorgueFile

Sob orientação de Klinger Senra (Mestre em Geotecnia, Professor de Mecânica dos Solos e Mecânica dos Solos Avançada, Materiais de Construção Civil e Barragens do curso de Engenharia Civil da Univiçosa), dois estudantes do nono período realizam, neste semestre, o Trabalho de Conclusão de Curso, com o tema de proposta de revisões no sistema de classificação e, principalmente, auditorias de barragens exigidos pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

O professor ressalta que esta proposta é válida, pois trabalhou em auditorias de barragens para usinas de açúcar e álcool nos três últimos anos, juntamente com o gestor do curso, Adonai Gomes Fineza, e confirma que é possível se melhorar a forma como as classificações de riscos ambientais são abordadas pelo órgão ambiental, assim como as auditorias propriamente ditas.

Um dos estudantes do projeto, Anderson Milagres, já viajou a trabalho com o professor Klinger, estagiando em auditorias e classificações de barragens pela empresa Baruk Consultoria Ambiental e Engenharia Ltda, acompanhando de perto a forma como se realizam estes trabalhos.

A conclusão do projeto será em novembro de 2017 e os autores pretendem divulgar os resultados no meio acadêmico e profissional, apresentando o trabalho ao órgão ambiental competente.