Univiçosa cria Grupo de Estudos em Psicanálise

Os encontros do Grupo acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, de 16h20 às 18h. Estudantes da Univiçosa e da Universidade Federal de Viçosa poderão participar do GREP.

Publicado em 31 de agosto de 2017

Psicanálise é uma teoria formulada por Sigmund Freud no início do século XX, quando as explicações teológicas já não satisfaziam e a ciência se desenvolvia como novo modo de entender a realidade. O referido autor inicia seus estudos ainda no final do século XIX, mas publica sua primeira obra considerada psicanalítica, "A Interpretação dos Sonhos", em 1900.

Trata-se de uma teoria ampla e complexa, baseada na associação livre, defendendo que há outra lógica operando na estrutura psíquica humana além da consciência: o inconsciente (PISANDELLI, 2012).

Hoje, a Psicanálise é uma disciplina curricular obrigatória para a formação do psicólogo, porém a carga horária para se aprofundar em um estudo complexo como a Psicanálise é curta para ser transmitida em sala de aula.

Sendo assim, justifica-se a criação de um Grupo de Estudos em Psicanálise na Univiçosa. As estudantes de Psicologia Karina Araújo, Karina Fialho e Nismaira Caetano criaram o GREP (Grupo de Estudos em Psicanálise), sob orientação da professora e psicanalista, Luciana Cavalcante Torquato.

Da esquerda para direita: Karina Fialho, Profa. Luciana Torquato, Karina Araújo e Nismaira Caetano

Os encontros do Grupo acontecerão semanalmente às quartas-feiras, de 16h20 às 18h. Poderão participar do grupo estudantes da Univiçosa e da Universidade Federal de Viçosa, interessados em Psicanálise.

Interessados devem enviar e-mail para grupopsicanalisegrep@gmail.com informando nome completo, turma, curso e telefone.

O Grupo contará como atividade complementar e haverá emissão de certificado.