Alunos da disciplina “Gestão de Recursos de Hídricos” do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa participaram de visita à sede do Instituto Socioambiental de Viçosa - ISAVIÇOSA
No último sábado (29) alunos da disciplina “Gestão de Recursos de Hídricos” do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa participaram de visita à sede do Instituto Socioambiental de Viçosa - ISAVIÇOSA, situada na região do Palmital, zona rural do município. A visita foi coordenada pelo Professor Pedro Christo Brandão, que também é sócio-fundador do Instituto.
A região do Palmital destaca-se por abrigar as principais nascentes do ribeirão São Bartolomeu, que fornece cerca de 50% da água captada para o abastecimento da Zona Urbana da cidade.
A visita proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer as ações do projeto Microbacia Escola desenvolvido pelo ISAVIÇOSA e que visa a conservação dos recursos hídricos da bacia do ribeirão São Bartolomeu, através da educação ambiental e demonstração de técnicas e alternativas ecológicas de uso sustentável dos recursos naturais visando à conservação do solo, da mata ciliar e da água na região das nascentes do rio.
Entre as práticas demonstradas aos estudantes, incluem-se a construção de banheiros secos, fossas biodigestoras e de evapotranspiração; a manutenção periódica das estradas e caminhos; o terraceamento; a construção de caixas secas e caixas úmidas; a rotação de culturas; e o reflorestamento com mudas de árvores nativas e frutíferas, associado ao favorecimento da regeneração natural em áreas sensíveis das zonas de captação e transmissão da microbacia.
Os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer um pouco das técnicas de construção ecológica que consideram o emprego de materiais de baixo impacto ambiental, tais como tinta de terra, tijolo de solo-cimento, adobe, pau a pique, telhado de grama e madeira reciclada ou certificada.
Ao final da visita os estudantes foram informados sobre as ações desenvolvidas pelo grupo GT-Água e convidados a participar das reuniões periódicas que acontecem todas as quintas-feiras a partir das 16h, na Vila Matoso, no campus da Universidade Federal de Viçosa. O GT-Água é um grupo que estuda práticas de saneamento rural e manejo integrado de bacias hidrográficas e realiza a sua difusão junto a comunidades rurais do município de Viçosa e região, na forma de mutirões. O grupo é composto por professores e estudantes de curso superior e conta com o apoio técnico do ISAVIÇOSA e do Centro de Tecnologia Alternativa da Zona da Mata (CTA-ZM). O convite feito aos estudantes da disciplina Gestão de Recursos Hídricos é extensivo a toda a comunidade acadêmica da Univiçosa.