Univiçosa inicia treinamento de gestores e técnicos

Meta é aperfeiçoar procedimentos e processos. No primeiro encontro foram analisados os eventos institucionais.

Publicado em 25 de maio de 2016

Reunião foi produtiva

Os eventos da Univiçosa foram o tema central do primeiro encontro entre gestores de cursos e responsáveis pelos setores operacionais da Univiçosa, nesta quarta-feira 25. Coordenado pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira, o projeto prevê encontros regulares pelo menos uma vez por semestre com o objetivo de avaliar e aperfeiçoar o trabalho articulado entre os serviços administrativos e a gestão dos cursos.

Convidado para falar na abertura, o Filósofo Robson Adriano Fonseca Dias Silva abordou a importância da comunicação organizacional em seu nível mais elementar e a necessária sintonia entre poder, autoridade e gestão de equipes. Explicou o princípio desejável da protocooperação: a responsabilidade de cada pessoa na conquista do objetivo comum. “É essencial encontrar e pôr em prática as respostas para uma pergunta básica: o que podemos fazer juntos?”.

Robson Adriano é especialista em Liturgia, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Ciência da Religião também pela UFJF, formado em Teologia pelo Instituto de Teologia São José de Mariana, Filósofo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com vasta experiência em Filosofia — Ética, Filosofia da Religião e Antropologia Cultural, é professor na Faculdade Arquidiocesana de Mariana e estuda Psicologia na Univiçosa.

Os eventos da Univiçosa

Aperfeiçoar os eventos institucionais, até mesmo os mais elogiados, foi o foco do primeiro encontro entre os responsáveis pelos setores operacionais e os gestores de cursos da Univiçosa.

Divididos em 6 grupos focais, técnicos e gestores lançaram olhares críticos sobre os eventos da Univiçosa e identificaram pontos a serem mantidos e aspectos que devem ser aperfeiçoados. Ao final, cada grupo apresentou sugestões. Uma comissão composta por gestores e técnicos e coordenada pela Professora Rosyane Cruzeiro — responsável pelo NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e articuladora de eventos institucionais, recebeu sugestões para otimizar as práticas. Depois de compilar as sugestões, a comissão vai gerar diretrizes que irão orientar a realização de eventos pela Faculdade.

“Reforçamos a importância de trabalhar em equipe, inclusive identificando eventuais dificuldades de cada envolvido nos processos. Com isso, estamos aprimorando a qualidade dos serviços da Univiçosa”, avalia a Gestora do curso de Farmácia, Professora Adriana Patarroyo.

A Professora Rosyane Cruzeiro considerou o encontro muito produtivo e acredita que, já nos próximos eventos, os resultados positivos já serão sentidos.

Já o Diretor Mateus Mendonça Vieira o ponto alto foi a interação. “Creio que os resultados serão mais efetivos, pois surgirão de ações conjuntas”.