Consultoria, Auditoria, Coaching. É tudo a mesma coisa?

É essencial buscar referências sobre o profissional que irá contratar. Cuidado com propostas milagrosas

Publicado em 19 de setembro de 2016

Foto: MorgueFile

Rúbia Fonseca Roberto: Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa | Michelle Gomes Lelis: Economista Doméstica, Doutora em Extensão Rural, Coach e Consultora de Etiqueta Profissional e Comportamento

No mundo empresarial muito se ouve falar sobre consultoria, auditoria e, mais recentemente, coaching. Mas você sabe o que significa cada um desses serviços? Embora tenham algumas funções semelhantes, é importante salientar que estes métodos são bem diferentes.

Um consultor empresarial é geralmente um especialista em determinada área, que atua junto a um grupo ou organização visando alcançar determinados objetivos. No “Manual de Consultoria Empresarial: Conceitos, Metodologia e Práticas”, de Djalma de P. R. Oliveira, publicado em 2014 pela Editora Atlas, consultor empresarial é definido como “o agente de mudanças externo à empresa-cliente que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais no processo decisório, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. Ou seja, o consultor não toma decisão ou executa ações; ele auxilia os gestores, indicando caminhos para se alcançar o objetivo.

O mesmo Manual sustenta que a auditoria é a análise de diversos elementos contábeis e processuais com o objetivo de verificar a exatidão e fidelidade dos procedimentos, demonstrações e relatórios, de acordo com os princípios estabelecidos por lei e pela empresa. Espera-se que o auditor conheça em profundidade as normas e procedimentos do setor auditado, o que implica na especialização do auditor e em contínuo aprimoramento, além de discrição, ótima expressão escrita e verbal, bom senso e habilidade de relacionamento interpessoal.

Por sua vez, Villela da Mata, em “Personal e Professional Coaching: livro de metodologia”, publicado em 2012 pela SBCoaching, explica que Coaching é um processo de apoio ao cliente que visa ajudá-lo a melhorar sua vida pessoal ou profissional para o alcance de seus objetivos. Na perspectiva profissional, ele é considerado um programa para quem quer fazer seu plano de carreira, ou seja, sair da realidade em que se encontra hoje e chegar ao novo patamar desejado. A partir do conhecimento dos valores, competências e habilidades do coachee (sujeito que passa pelo processo de Coaching), o coach (treinador) analisa aonde ele quer chegar e o apoia para melhor gerir suas necessidades pessoais e emocionais.

Ao contratar esses serviços é importante considerar a formação e a experiência do profissional, buscar referências com outros clientes ou profissionais do ramo e desconfiar de ofertas ou propostas milagrosas, pois toda mudança exige esforço e dedicação, tendo em mente que alguns resultados só vão aparecer no médio ou longo prazo no caso daqueles que se comprometerem verdadeiramente com a mudança.