Economia: uma disciplina para todos

"O estudo da Economia os ajudarão a compreender melhor o mundo em que vivem."

Publicado em 28 de agosto de 2018

Foto: Freepik

Beatriz Rodrigues Campos: Matemática, Doutora em Economia Aplicada, Professora de Economia da Univiçosa

Nos últimos quinze anos tenho trabalhado com disciplinas na área econômica para diferentes cursos e, ano após ano, tenho dedicado meu primeiro dia de aula a mostrar aos meus alunos a importância desta ciência para o exercício de sua profissão. Evidentemente, para alguns cursos esta tarefa é mais fácil do que para outros, mas acredito e tenho defendido que a Economia é uma disciplina, e porque não dizer, um conhecimento, que permeia o exercício de todas as profissões.

O economista Nicholas Gregory Mankiw, professor de economia na Universidade de Harvard, em seu livro “Introdução à Economia” traz, no que ele chamou de prefácio aos estudantes, três principais razões para que alunos do século XXI se envolvam no estudo desse tema.

A primeira razão, apresentada pelo autor, é que o estudo da Economia os ajudarão a compreender melhor o mundo em que vivem.  Em nossa vida diária nos deparamos com muitas questões de natureza econômica. Porque os preços de determinados produtos oscilam mais do que outros? Porque certos setores praticam grandes margens de lucros enquanto outros precisam de alto giro para se manterem no mercado? Porque a alteração de uma taxa de juros em outro país vai impactar o investimento em carteiras internamente?

A segunda razão, segundo Mankiw, é a possibilidade de se tornar um participante mais perspicaz na economia. É fato que em nosso dia a dia tomamos muitas decisões econômicas. Como aluno, você decidiu investir recursos em sua formação profissional vislumbrando sua qualificação e consequente valorização do seu trabalho. Todos os dias precisamos decidir o que gastar, como gastar e o reservar para o consumo futuro (poupança). No futuro, você vai precisar decidir quanto cobrar por seu produto ou serviço e é fato que os conhecimentos adquiridos no curso de Economia trarão ferramentas que os auxiliarão a tomar tais decisões.

Como terceira razão Mankiw defende que o estudo da economia proporcionará melhor entendimento sobre o potencial e sobre os limites da política econômica. Tal fato adquire importância ainda maior quando se considera o momento político vivenciado pelo país. Em um ano eleitoral, alguém que tenha adquirido conhecimentos sobre as políticas econômicas governamentais, seus objetivos e consequências, certamente terá como exercer sua cidadania de maneira mais consciente.

De minha parte, gostaria de acrescentar ainda um quarto motivo, que, de certa forma, relaciona-se a todos os acima citados. Acredito que, o estudo da economia, que se traduz desde a compreensão do funcionamento dos mercados (Microeconomia), até o entendimento das políticas econômicas adotadas por diferentes governos (Macroeconomia), além de possibilitar melhor compreensão do mundo ao qual estamos inseridos, trará, certamente, um enriquecimento no discurso daqueles que um dia serão portadores de um diploma de curso superior.

Referência: MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.