Guia de carreira: administrador público

Tempo atrás, os pesquisadores do assunto não faziam distinção entre administração pública e administração privada. Assim, o termo administração se referia a qualquer tipo de organização

Publicado em 04 de maio de 2017

Foto: MorgueFile

Kerla Fabiana Dias Cabral: Administradora, Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais da Univiçosa

O que é administração pública? Onde pode atuar um administrador com interesse na área pública? Essas são duas dúvidas muito comuns que serão respondidas aqui, confira!

A administração pública sempre foi separada da privada?

Tempo atrás, os pesquisadores do assunto não faziam distinção entre administração pública e administração privada. Assim, o termo administração se referia a qualquer tipo de organização. Nesse cenário, a administração de empresas era somente uma subdivisão da administração geral. Mas com o tempo acabou se tornando imperativo fazer a devida distinção entre ambas, levando em conta suas finalidades e composições.

Mas, o que é administração pública?

Esse modelo é usado na gestão de empresas e instituições públicas e governamentais, tendo assim uma relação íntima com o Estado. A administração pública tem como alvo principal o bem comum, descrito na Constituição Federal, se alinhando aos projetos e às políticas governamentais. Assim, seu orçamento e a destinação de suas verbas seguem os objetivos do Estado, passando, portanto, pelo gestor público.

A lei divide a administração pública em direta e indireta, sendo que a direta é formada por União, Estados, Distrito Federal e municípios, enquanto a indireta engloba as autarquias como INSS e Inmetro; as sociedades de economia mista como Banco do Brasil, Petrobrás; as fundações públicas que temos como exemplo a biblioteca nacional e FUNAI; e as empresas públicas como os Correios e a Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, administradores que tenham interesse em trabalhar na área pública podem tentar carreira em órgãos do governo como ministérios, secretarias e agências federais, estaduais ou municipais, ONGs, fundações empresarias com políticas de responsabilidade social, concessionárias de serviços públicos e organizações internacionais.

O sucesso na administração pública dependerá do esforço do administrador em se especializar na área pública, conhecendo as normas e procedimentos do órgão público a qual deseja trabalhar. Diferente das empresas privadas grande parte das contratações na área pública são realizadas por meio de concursos, dessa forma o candidato a vaga deve dedicar tempo para estudos específicos da área tendo em vista a crescente busca pelos cargos públicos, que tem atraído cada vez mais a atenção de muitos candidatos devido à estabilidade que podem proporcionar bem como a possibilidade de ascensão na carreira.