Estudo da produção do biodiesel para utilização como lubrificante

O trabalho é orientado pelo Professor Fábio Celso de Oliveira e pela co-orientadora Professora Raquel Moreira Maduro de Carvalho

Publicado em 21 de junho de 2018

A aluna do curso de Engenharia Ambiental, Andreza de Faria Alves Cruz, está desenvolvendo um trabalho de iniciação científica que aborda a utilização do biodiesel como lubrificante em motor de quatro tempos.

O trabalho é orientado pelo Professor Fábio Celso de Oliveira e pela co-orientadora Professora Raquel Moreira Maduro de Carvalho. Os pesquisadores julgam que este projeto tem a expectativa de utilizar os lubrificantes em motores, sendo estes obtidos do biodiesel através de reações de transesterificação.

O estudo é decorrente do biodiesel ser um produto livre de compostos aromáticos e de enxofre, que é classificado menos poluente em comparação aos compostos derivados do petróleo para mesma utilização. Assim, este biodiesel será utilizado como lubrificante.

Será produzido biodiesel com a variável de três óleos e três álcoois. Em seguida, será realizada as análises das características físico-químicas e a avaliação a fim de saber se as propriedades dos biodieseis obtidos são compatíveis com as necessárias para os lubrificantes utilizados em motores. Por fim, serão utilizados testes de desempenho dos “lubrificantes” em motores, assim como a análise química dos mesmos após determinado tempo de uso no motor.

Segundo a equipe envolvida a pesquisa é promissora pois a produção do biodiesel está em ascensão e a utilização dele em demais áreas é de grande interesse pela importância ambiental e financeira.