A visita permitiu que os alunos conhecessem um pouco sobre a empresa e visualizassem na prática, o processo de produção da celulose já estudado em sala de aula na disciplina de Processos Orgânicos Industriais
Alunos da Univiçosa durante a visita
Nesta sexta-feira (5), alunos do curso de Engenharia Química da Univiçosa fizeram visita técnica nas dependências da CENIBRA/Celulose Nipo-Brasileira S.A, em Belo Oriente/MG. A visita foi coordenada pela Professora Manoela Maciel dos Santos Dias.
A visita permitiu que os alunos conhecessem um pouco sobre a empresa e visualizassem na prática, o processo de produção da celulose já estudado em sala de aula na disciplina de Processos Orgânicos Industriais.
A Cenibra produz a fibra de celulose a partir do eucalipto plantado pela própria empresa. A empresa utiliza 70.000 árvores por dia, sendo que são necessárias 20 árvores para a produção de 1 tonelada de celulose. De toda a celulose produzida, 95% é destinada à exportação, principalmente para a Ásia e para a Europa.
Os alunos puderam visualizar todas as etapas práticas do processo de produção da celulose, incluindo o recebimento e estocagem da madeira, preparo e picagem, condução até os tanques de digestão, no qual os cavacos após serem impregnados por vapor, permaneciam por um período de 3h40, depuração, branqueamento, secagem, formação da folha da fibra de celulose, embalagem e estocagem do produto final. Foi possível também visualizar as caldeiras de geração de energia, além de verificar a coloração e a textura das polpas obtidas em cada uma das fases do branqueamento, e da fibra de celulose final.
Dessa forma, a visita à Cenibra proporcionou aos alunos o aprimoramento dos seus conhecimentos sobre o processo de produção de celulose, além de proporcionar um momento de confraternização com os colegas e a professora.