A empresa brasileira Blanver, que firmou parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu tecnologia de produção do genérico do medicamento norte-americano Truvada
Truvada é produzido nos Estados Unidos e importado pelo Brasil
Renata Diniz: Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa
A indústria brasileira Blanver, integrante do grupo de indústrias farmacêuticas que firmaram Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com o Ministério da Saúde, desenvolveu tecnologia para fabricação do genérico do Truvada. A próxima etapa deverá ser o pedido de registro do genérico junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pois a estabilidade e bioequivalência do medicamento já foram testadas e aprovadas.
O medicamento de referência Truvada é utilizado para prevenir a infecção pelo vírus HIV e contém dois princípios ativos: Entricitabina e Tenofovir. Esse medicamento, produzido nos Estados Unidos, atualmente é importado para o Brasil a um custo elevado.
Nos próximos anos, a empresa Blanver transferirá a tecnologia de fabricação do genérico à Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), o que reduzirá os custos para tratamento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a prevenção de contaminação pelo vírus HIV.