Asfalto-borracha é tema de TCC da Engenharia Química

O trabalho teve como objetivo apresentar a diferença entre o asfalto-borracha e o asfalto convencional e entender o porquê do asfalto-borracha não ser o mais utilizado para pavimentos

Publicado em 23 de novembro de 2017

Foto: Freepik

A aluna Graziela Barros, formanda do curso de Engenharia Química, fez a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a orientação da Professora Raquel Moreira Maduro de Carvalho. O trabalho teve como objetivo apresentar a diferença entre o asfalto-borracha e o asfalto convencional e entender o porquê do asfalto-borracha não ser o mais utilizado para pavimentos. A defesa aconteceu no dia 13.

Segundo Graziela Barros o Brasil sendo um país que depende principalmente de suas rodovias como meio de transporte poderia utilizar mais a pavimentação com o asfalto-borracha, que ainda é limitada, quando comparado às extensões de vias concedidas. “Se ocorresse um incentivo governamental para as usinas e para pesquisas, possivelmente o percentual de vias pavimentadas com o asfalto-borracha seria mais significativo. Observou-se, também, que a fabricação do asfalto com a adição do pó de borracha de pneus possui algumas vantagens em comparação ao asfalto convencional. Alguns benefícios são o aumento da durabilidade do pavimento (exigindo menos manutenção), a presença de trincas reduz consideravelmente e apresenta uma excelente aderência dos pneus ao pavimento, embora estudos mostrem que o custo com o asfalto-borracha é de, aproximadamente, 20 % a 30 % maior em relação ao asfalto convencional, a pavimentação apresenta ser vantajosa perante o seu benefício. Conclui-se que além dos benefícios da pavimentação com o asfalto-borracha ocorre a contribuição para solucionar os preocupantes problemas causados pela disposição inadequada dos pneus usados”,

A Professora Raquel Maduro relatou que com certeza a aluna aplicou os conhecimentos adquiridos no curso da instituição para poder compreender o tema de estudo.