Delegação da Univiçosa participa da XVI edição do GEduc

A delegação da Univiçosa, composta por 22 pessoas, participou da XVI edição do Congresso Brasileiro de Gestão Educacional - GEduc, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de março.

Publicado em 28 de março de 2018

O GEduc é organizado pela HUMUS, empresa que atua no segmento educacional, trabalhando para o aperfeiçoamento constante das instituições de ensino e o desenvolvimento humano. Desde a primeira edição, o Congresso é marcado pela presença dos principais conferencistas e também por receber dirigentes educacionais de todo o Brasil, que buscam as melhores práticas para o fortalecimento das escolas de ensino básico e superior.

Este ano, o Congresso abordou o tema “Gestão de alto impacto – estratégias para resultados eficazes”. O evento é conhecido por contar com várias atividades simultâneas, por isso, além de participar dos momentos comuns a todos, os participantes puderam escolher qual conteúdo se adequava mais à realidade de cada um.

Confira álbum de fotos do Congresso.

Dentre as atividades simultâneas, estavam as seguintes: I Fórum de Gestão do Ensino à Distância, I Fórum de Tecnologia Educacional, XVI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional, VII Fórum de Lideres Educacionais, XIV Jornada de Marketing Educacional e XI Fórum de Gestão de Pessoas. Além das atividades do congresso, os participantes puderam prestigiar o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), responsável por avaliar as melhores práticas implantadas pelas instituições privadas do ensino básico, técnico e superior.

Participação da Univiçosa é destaque durante o evento

A delegação da Univiçosa foi destaque pelo número de participantes enviados e pelo envolvimento com as atividades. Foi a primeira vez que toda a equipe participou do Congresso.

De acordo com o Diretor Geral, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, os participantes tiveram a “oportunidade de discutir as perspectivas mundiais sobre gestão de alto impacto e as estratégias para resultados eficazes e inovadores, destacando os desafios para o setor educacional em um momento de grandes transformações”. 

O Diretor destacou, ainda, a importância dos dias de aprendizado: “no aspecto inovação, percebemos que a tecnologia pode ser vista como aliada, e não como inimiga. As Instituições de educação superior devem ser estimuladas a se unir para pesquisar, analisar, refletir e desenhar cenários de curto, médio e longo prazos. Desta forma, vamos preparar nossos alunos, colaboradores técnicos e professores para que possamos melhorar, cada vez mais, a aprendizagem em nossa Instituição. Tenho certeza de que a direção, gestores e professores que participaram desse evento poderão trazer muitas novidades para a melhoria constante do ensino na Univiçosa. É a Univiçosa em busca de atualização, inovação e criatividade, com muita responsabilidade".

A delegação da Univiçosa foi composta pelos diretores Evaldo Zeferino Rodrigues (Geral), Per Christian Braathen (Acadêmico) e Mateus Mendonça Vieira (Administrativo-Financeiro); e pelos gestores: Adonai Fineza (Engenharia Civil), Adriana Patarroyo (Farmácia), Alessandra Sayegh Arreguy Silva (Medicina Veterinária), Bruna Catossi (Redes de Computadores), Bruno Cury (Psicologia), Cristiane Pires (Gestão Ambiental), Cristiane Sampaio (Nutrição), Daiane Freitas (Administração e Gestão de Empresas), Daniella Sette Abrantes Silveira (Engenharia Quimíca e Engenharia Ambiental), Leonardo Santana Rocha (Enfermagem), Maria del Pilar Salinas Quiroga (Ciências Contábeis), Mário Monteiro (Direito), Mauro Henrique Chagas (Odontologia), Patrícia Monnerat (Arquitetura e Urbanismo), Silvia Helena de Morais (Fisioterapia) e Vanderlea Queiroz (Engenharia da Computação) e pelos professores Cristiano Cabral (Procurador Institucional) e Fraikson Cleiton Fuscaldi Gomes (Coordenador do Núcleo de Pesquisa da Unidade 2).

_Temos ouvido falar que não apenas estamos numa era de mudanças, mas sim em uma mudança de Era. Nesse sentido, entendemos ser de fundamental importância a participação no GEduc, por ser um Congresso totalmente voltado à gestão educacional e, especialmente na edição de 2018, com o lema "Estratégia para Resultados Eficazes". A educação tem passado por um grande processo de renovação, inovação onde muitos paradigmas têm sido quebrados nos últimos anos, principalmente por causa da evolução tecnológica. Para tanto, as IES precisam acompanhar esse processo de mudanças de forma estratégica para se adaptar às exigências do mercado. A participação dos diretores e gestores no GEduc demonstra o grande interesse da Univiçosa em desenvolver seu pessoal na busca da melhoria contínua a caminho da excelência em seus serviços prestados - avaliou o Diretor Administrativo-Financeiro, professor Mateus Mendonça Vieira.

Já o gestor no novo curso da Univiçosa, a Odontologia, professor Mauro Henrique Chagas e Silva, avaliou sua primeira participação no evento como “interessante e de grande valia”. No último dia do evento, a ênfase do curso de gestão de pessoas foi a relação entre instituição, gestor do curso, professor e aluno. De acordo com o gestor, “o grande desafio, hoje, é conseguir o máximo de dados possíveis dos professores e alunos a fim de interpretá-los e trazer ações que possam produzir melhores resultados nos quesitos de ensino e aprendizagem. Devemos entender que participamos da instituição como uma grande unidade, e é fundamental a coesão das pessoas para que, como equipe, o funcionamento tenda a ser mais eficaz. No curso de Odontologia, nosso desafio será integrar as práticas tradicionais de ensino com práticas inovadoras. O nosso lema será que o SABER e o FAZER serão indissociáveis".