Como conseguir um Estágio? Qual a sua importância para minha formação profissional?

Para quem está de olho em uma oportunidade de estágio é bom se ligar nas dicas do Núcleo de Estágio (NE) da Univiçosa!

Publicado em 31 de outubro de 2017

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, permitindo a troca de experiências, bem como, o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. Aliando o conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho, o estágio oferece maneiras do estudante conhecer e aprender as habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional.

 A realização do estágio pode se dar por uma das seguintes modalidades:

  1. Estágio Obrigatório: Regido pelo Regulamento de Estágio Obrigatório de cada curso, vincula-se à matrícula em disciplina obrigatória.
  2. Estágio Não Obrigatório: Desenvolvido como atividade opcional, pode ser aproveitado como Atividade Complementar.

O que eu preciso para pleitear uma vaga de estágio?

Ao pensar em realizar o estágio, o aluno deve, primeiramente, procurar o Núcleo de Estágios - NE para saber quais documentos providenciará antes de iniciar as atividades.

Em seguida, o estudante, ainda no NE, deve retirar um Requerimento de Registro de Convênio de Estágio. Outras informações e eventuais dúvidas também poderão ser esclarecidas junto à equipe do NE.

  Rosângela Rodrigues - Núcleo de estágios da Unidade I da Univiçosa

Já elaborou seu currículo? Confira nossas dicas!

Um bom currículo faz a diferença na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Quem tem o desejo de buscar uma colocação boa no mercado, deve estar atento ao redigir um currículo, que deve ser claro e objetivo, tendo, no máximo, 2 páginas contendo dados como:

  • Dados Pessoais:

Nome completo, idade, endereço, telefone e e-mail para contato. Esses itens devem vir logo no início do documento.

  • Objetivo:

Seja breve: para o objetivo, apenas uma linha basta. Descreva neste espaço sua área de interesse na empresa e/ou cargo desejado.

  • Formação Acadêmica:

É necessário que coloque as formações por ordem de importância (Pós-Graduação, Graduação, etc.) Não se esqueça de colocar o nome do curso, da instituição de ensino, data de início e previsão de término.

  •  Experiência Profissional:

Descreva a experiência que você tem ou teve profissionalmente. Data de admissão, demissão e quais foram as funções exercidas, de forma sucinta, são de suma importância. Para quem está buscando o primeiro emprego, vale ressaltar as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalho voluntário, dentre outros. Lembre-se: é através deste item que o selecionador conhecerá seu potencial para o cargo.

  •  Idiomas e Informática:

Seja realista, coloque apenas o seu nível real de conhecimento tanto para línguas quanto para ferramentas de informática. Não se esqueça de que testes poderão ser aplicados e você pode ser desclassificado por uma mentira.

  • Foto:

Por último, a foto. Ela é necessária ou não? Coloque a foto somente se o item for exigido no anúncio da vaga. Caso seja, deve ser uma foto 3x4, com boa qualidade e sempre priorizar uma postura profissional. A foto deve ser colocada na borda superior direita da folha e lembre-se de afixá-la bem.

O currículo é um documento, portanto, não se esqueça de que deve conter somente verdades.

Maria Margarida Neves de Paula - Gestão de Pessoas da Univiçosa