Consumidor digital – a decisão na palma de suas mãos

Compreender o comportamento do consumidor digital é muito importante para o sucesso de um negócio também digital

Publicado em 17 de outubro de 2018

Foto: Freepik

Daiane Miranda de Freitas: Administradora, Especialista em Comunicação e Marketing e em Gestão Desportiva, Mestre em Gestão Desportiva e Doutora em Administração. Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas e Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Líderes da Univiçosa.

As inovações tecnológicas impactam o comércio em todo o mundo, promovendo novas formas de relacionamento e interação com os clientes, já que a informação está mais acessível e a decisão de consumo está mais ágil.

Atualmente mais de 65% dos brasileiros tem acesso à internet no Brasil, e 93% deles já realizaram compras online, conforme pesquisa da Conversion, Consumidor Digital 2017. Com isso, ao decidir por uma compra o consumidor extrai o máximo de informação disponível sobre o produto ou serviço na internet e sobre a empresa que pretende comprar. Não é difícil encontrar nos dias de hoje, inclusive, a indicação da empresa que apresenta melhor custo-benefício especialmente para você, conforme seu perfil pessoal e histórico de compras online.

A comodidade, agilidade, preço e segurança nas compras online nos diversos sites e aplicativos tem despertado a atenção de muitos gestores, pois para oferecer maior valor agregado para o consumidor ele precisa se diferenciar da concorrência não só nestes quesitos. Não basta planejar, ter uma boa estrutura, colaboradores diferenciados e ter produtos ou serviços de qualidade, é preciso entender o consumidor digital, conhecer o seu potencial cliente (lead), e proporcionar uma experiência de compra única.

Este consumidor digital apresenta muitas características interessantes como: 1. pesquisador, onde busca incansavelmente por detalhes do produto, da empresa e de experiências de outros clientes em cada canto da internet; e 2. influenciador, onde além de buscar as opiniões de outros consumidores, ele também emite as suas, tanto enquanto satisfeito, tanto insatisfeito.

Enfim, compreender o comportamento do consumidor digital é muito importante para o sucesso de um negócio também digital.