Responsabilidade Social: palestra explica purificação de água

Com palestra sobre etapas de purificação da água, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa participam da Semana Nacional de Responsabilidade Social

Publicado em 16 de setembro de 2016

Filtro de garrafa pet: acadêmicos demonstram funcionamento

Depois de atividades de Gestão Ambiental e de Fisioterapia, além de iniciativas de outros cursos da Univiçosa, ontem (15) foi a vez de Engenharia Ambiental e Engenharia Química, na Semana Nacional da Responsabilidade Social. Em pauta, a purificação da água.

O evento ocorre em todo o Brasil desde 2005, por iniciativa da ABMES (Associação Brasileira dos Mantenedores de Ensino Superior Privado). A Univiçosa anualmente e, desta vez, as ações de extensão ocorrem no distrito de São José do Triunfo, onde está instalada a Fazenda Escola.

Ontem (15), na Escola Estadual “José Lourenço de Freitas”, os alunos Camila Cota Vianna e Felipe César Barreiros (Engenharia Química) ministraram a palestra “Conhecendo o ciclo da água e suas etapas de purificação”, sob a orientação da professora Svetlana Fialho Soria Galvarro. Eles explicaram o ciclo completo da água, abordando todas as formas em que esse recurso tão importante está disponível na Terra. Através de um desenho animado em vídeo, com o personagem “carinha”, as crianças da escola aprenderam como é feito o tratamento da água desde o momento em que sai das casas até as estações de tratamento. Além disso, ressaltaram a importância de economizar água e ensinaram como isso pode ser feito.

As crianças aprenderam a construir um filtro de água utilizando uma garrafa plástica preenchida com algumas camadas de algodão, carvão, areia e brita, e viram na prática como esse filtro funciona: observaram a água suja sendo purificada e perdendo grande parte das impurezas.

Svetlana Fialho diz que iniciativas assim beneficiam a comunidade, que recebe as informações, e os alunos da Univiçosa, que levam os conhecimentos adquiridos em sala de aula até o público. “Isso representa qualidade de vida à população”.