Estudantes da Engenharia Química visitam estação de tratamento de água na UFV

A estação é responsável por fornecer toda água potável utilizada dentro do perímetro da Universidade Federal de Viçosa.

Publicado em 08 de abril de 2019

Alunos durante a visita técnica à Estação de Tratamento.

Nos dias 2 e 4 de abril, estudantes do 7° e 9° período da Engenharia Química visitaram a Divisão de Águas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável por fornecer água potável aos 20 mil estudantes e funcionários que passam diariamente pela instituição.

A visita foi coordenada pelo professor Mateus Tomaz Neves e teve como objetivo apresentar aos estudantes todas as etapas do tratamento convencional de água. Esse é o primeiro tópico abordado em sala de aula na disciplina “Processos Inorgânicos Industriais”.

Na Divisão de Águas, a visita foi guiada pelo Engenheiro Químico Guilherme Mateus Bousada, técnico de laboratório atuante no setor. Segundo Guilherme, a água é captada da lagoa localizada próximo à Funarbe, dentro do próprio Campus da UFV. A lagoa, por sua vez, recebe as águas do rio São Bartolomeu. Ao chegar à estação de tratamento, por meio de bombeamento, são realizados testes para verificar qual deve ser a dosagem do primeiro agente químico utilizado no processo: o sulfato de alumínio, que tem função coagulante. Após a etapa de coagulação, a água ainda passa pelas etapas de floculação, sedimentação, filtração e cloração. Esta última etapa tem a função de eliminar microrganismos presentes na água, tanto os provenientes da água captada, quanto os que possam vir a contaminar a água ao longo da rede de distribuição.

Além do processo de tratamento em si, os estudantes conheceram o laboratório de qualidade da água, no qual são realizadas análises químicas e biológicas, que asseguram que a água tratada na estação atende às portarias de potabilidade decretadas por lei, garantindo assim a segurança dos consumidores.

Segundo depoimentos dos estudantes, “a chance de ver de perto todas as operações, os equipamentos e os agentes químicos utilizados no processo de tratamento de água foi muito proveitosa e interessante, pois ajuda a fixar o conhecimento adquirido em sala de aula.”