Alunos de Psicologia visitam o Hospital Psiquiátrico de Barbacena

A visita faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina “Políticas de Saúde Pública”

Publicado em 24 de outubro de 2016

Nesta sexta-feira (21) alunos do curso de Psicologia da Univiçosa acompanhados pela professora Danielle Mendes visitaram o Museu da Loucura em Barbacena/MG. A visita faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina “Políticas de Saúde Pública”.

O Museu da Loucura foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena. 

Para a acadêmica do 4º período, Josélhia De Paula Alves, dois anos de curso, a visita foi um dos momentos mais esperados. “No decorrer da viagem já foi possível observar em altas montanhas e imaginar o quão frio deveria fazer entre as montanhas de Minas Gerais. Foi possível imaginar a dificuldade de chegar até Barbacena em uma época em que os meios de transportes eram mínimos. Tudo era longe demais. Eu entrei no Hospital de um modo e saí outra pessoa, sai com uma convicção de qual área da psicologia quero me especificar e o mais importante, entendi que para ser um bom profissional é necessário amar o que se faz, tratar o meu próximo como eu gostaria de ser tratada e o respeitar acima de tudo. Barbacena nos deixa um legado e um aprendizado que nenhuma teoria é capaz de ensinar”.

“Essa viagem pode proporcionar aos alunos um contato direto com a história de Barbacena e do hospital, que foi alvo de muitas críticas devido a forma de tratamento dos internos na época. A experiência extraclasse faz com que os alunos possam vivenciar alguns momentos que as vezes a teoria não consegue alcançar, sentimentos, sensações, contato com os internos, traz um novo olhar sobre a realidade e do que é contato nos livros” diz Danielle Mendes.