Estudantes de Medicina Veterinária realizam visita técnica a Jardim Zoológico 

A visita faz parte do conteúdo prático da disciplina Animais Silvestres (VET 259), ministrada pela professora Letícia Bergo.

Publicado em 14 de maio de 2018

Letícia Bergo Coelho Ferreira. Mestre em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. Professora do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa.

Nesta sexta-feira (11), estudantes do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, acompanhados pela professora Letícia Bergo Coelho Ferreira, realizaram visita técnica ao Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa visita faz parte do conteúdo prático da disciplina Animais Silvestres (VET 259), e teve como objetivo demonstrar aos estudantes as formas de atuação de médicos veterinários em zoológicos brasileiros.

A visita foi conduzida pela bióloga Rízzia Dias Botelho, diretora de Gestão e Educação Ambiental da Fundação e pela médica veterinária Maria Elvira Loyola Teixeira da Costa. Os estudantes foram instruídos quanto ao manejo alimentar, de forma geral, dos animais residentes na instituição e visitaram as instalações de armazenamento de alimentos, preparação das dietas e biotério. Posteriormente foram conduzidos ao hospital veterinário, onde visitaram os setores de ambulatório, laboratório, centro cirúrgico e internação de animais.

Os estudantes solucionaram inúmeras dúvidas e mostraram grande interesse pelo tema. A visita técnica cumpriu o objetivo e aumentou o interesse de alguns estudantes pela disciplina, segundo relatos dos próprios alunos. A medicina veterinária de espécies selvagens é uma área ampla e possui grande importância na conservação de espécies ameaçadas, e também em pautas relacionadas à saúde pública, como é o caso da febre amarela. Esse tipo de atividade permite aos futuros profissionais que ampliem sua gama de possibilidades para áreas de atuação profissional.