“Minha vida não vai parar, meu coração é cheio de sonhos!”. Assim começou o depoimento do palestrante, Filipe Lima, no V Seminário Interdisciplinar do Curso de Fisioterapia, nesta sexta-feira (29).
Silvia Helena Oliveira Morais: Fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Nutrição e Saúde. Gestora do curso de Fisioterapia Univiçosa
“Minha vida não vai parar, meu coração é cheio de sonhos!”. Assim começou o depoimento do palestrante, Filipe Lima, no V Seminário Interdisciplinar do Curso de Fisioterapia, nesta sexta-feira (29).
Desde seu início, em agosto de 2015, este evento não havia tocado, de maneira mais real e emocionante, alunos, professores e profissionais da saúde que formam os participantes deste encontro.
Filipe Lima, 26 anos, há 8 meses foi vítima de uma infecção generalizada, sem uma causa definida, que repercutiu em seu organismo com hemorragias periféricas, causadoras de isquemia nas mãos e pés e posterior necrose dos desses membros. Apesar do pronto atendimento e apoio total de amigos e familiares, as lesões não regrediram, culminando com a necessidade de amputação bilateral de seus membros inferiores.
O jovem contou toda a sua trajetória de vida a partir do início de seus sintomas até os dias de hoje, em que se encontra em reabilitação intensiva, em fase de protetização e com muitos sonhos a realizar.
Felipe Lima acabou de prestar concurso administrativo na Universidade Federal de Viçosa (UFV), participa do treinamento de voleibol sentado, quer comprar um veículo e retornar seus estudos o mais breve possível.
Sua palavra de ordem é a RESILIÊNCIA, a habilidade de persistência nos momentos difíceis, mantendo a esperança e a saúde mental. Isto acontece a nível das condições psicológicas internas, com pessoas otimistas, que desenvolvem confiança em si mesmas, aprendendo novas formas de lidar com os eventos. E ao nível das condições externas estão as relações positivas, que promovem suporte afetivo, acolhimento e cumplicidade.
Tudo isto, quem esteve presente pode sentir em suas palavras de otimismo e gratidão demonstrada aos amigos que fizeram questão da presença.
Parabéns Filipe, nossa gratidão pelo exemplo de vida. Você nos impulsiona a sermos pessoas melhores!