O profissional de Redes de Computadores

Buscar certificações, agregando valor ao conhecimento adquirido durante o curso e se tornando um profissional diferenciando, alvo da busca de muitas empresas que necessitam de um bom profissional de tecnologia  

Publicado em 22 de dezembro de 2016

Foto: MorgueFile

Rodrigo Abranches: Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Negócios; Administração e Negócios; Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing e outras afins. Professor do curso de Redes de Computadores da Univiçosa

Muitas vezes nos deparamos com perguntas sobre o curso de Redes de Computadores. Quais profissões seguir após concluir os estudos. Sempre existe uma dúvida quanto às funções ou oportunidades para tal profissional.

Sabemos que o mundo está cada vez mais conectado, com isso várias oportunidades aparecem e criam assim uma grande demanda pelo profissional de Redes de Computadores. As empresas carecem de um profissional capacitado e que possa lidar com esta tecnologia de forma a otimizar o trabalho e criar vantagens competitivas.

Os profissionais de Redes de Computadores podem atuar em várias frentes, como: Administrador de Redes: cuidando da infraestrutura de redes, tanto física quanto lógica; Consultor: atuando no auxilio às demandas sobre o setor em questão, deve ter vasto conhecimento e sempre estar atualizado;  Gerente de Projetos: liderando equipes e criando projetos de redes, de modo a interagir diretamente com o setor estratégico das empresas; Empreendedor: utilizar o conhecimento adquirido e criar seu próprio negócio, podendo escolher em que frentes atuar; Analista de Segurança de Redes: ficando responsável pelo gerenciamento de Hardware e Software de modo a não permitir falhas na segurança e controlando os dados que trafegam na rede.

Pode-se perceber que não faltam oportunidades para os profissionais de Redes de Computadores, principalmente os que estão sempre se capacitando. Uma dica importante é buscar certificações, agregando valor ao conhecimento adquirido durante o curso e se tornando um profissional diferenciando, alvo da busca de muitas empresas que necessitam de um bom profissional de tecnologia.