Redes Sociais x Mídia Social

A cada dia surgem novos termos relacionados à internet, palavras com os mais diversos significados criando de fato uma dificuldade em acompanhar tantos conceitos

Publicado em 04 de novembro de 2016

Foto: MorgueFile

Rodrigo Abranches: Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Negócios; Administração e Negócios; Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing e outras afins. Professor do curso de Redes de Computadores da Univiçosa

A cada dia surgem novos termos relacionados à internet, palavras com os mais diversos significados criando de fato uma dificuldade em acompanhar tantos conceitos. As definições podem variar dependendo da referência utilizada.

As Redes Sociais caracterizam-se por grupo de pessoas que compartilham interesses em comum.  É um conceito antigo que independe da tecnologia e que com a popularização e evolução da internet cria um ambiente de grande interação social de rápida, dinâmica e efetiva resposta, facilitando o compartilhamento de seus interesses e tornando a experiência de se comunicar muito mais interessante.

As Mídias Sociais são ambientes tecnológicos onde podemos compartilhar informações, divulgar conteúdos diversos e ao mesmo tempo manter alguma relação com outras pessoas. Tal ambiente provoca a disseminação de opiniões, experiências e ideias. São ferramentas que tem como objetivo principal o compartilhamento de conteúdo, sendo as relações o segundo plano. Um blog é um exemplo, ao mesmo tempo em que se dissemina conteúdo, abre espaço para os visitantes também interagirem. A rede social é uma parte da mídia social, assim sendo, a Mídia Social, aparece em diversas formas.

Com o surgimento destas ferramentas os usuários da internet começaram a criar seus próprios conteúdos, a interagir com a mídia tradicional, mudando assim a maneira de enxergar e ouvir os acontecimentos.

Como a definição dos termos pode confundir, seria interessante lembrar qual é o objetivo principal de cada uma das definições, se é compartilhamento de conteúdo ou de criação de relacionamentos baseado em interesses comuns.