Ainda têm muitos brasileiros abrindo o seu próprio negócio sem planejar
Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, Gestor da Univiçosa Empresarial. Professor dos cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais da Univiçosa
Não podemos negar que algumas pessoas nascem com certa predisposição, mas isso não quer dizer que elas vão empreender.
Pesquisa realizada pela ENDEAVOR BRASIL e SEBRAE mostra o ambiente universitário, onde 60% dos estudantes pensam em empreender, 92% acreditam que conseguem resolver problemas difíceis quando se esforçam e somente 23% dedicam tempo aprendendo a iniciar um negócio. Esses dados sugerem uma realidade preocupante, a falta da cultura do planejamento. Ainda têm muitos brasileiros abrindo o seu próprio negócio sem planejar.
Para se tornar um bom empreendedor é necessário investir em si. Existem capacitações que estimulam o desenvolvimento das habilidades empreendedoras. Destaco o Seminário Empretec, desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e realizado em 34 países. No Brasil ele é ministrado exclusivamente pelo SEBRAE. O participante desenvolve as características do comportamento empreendedor e tem a oportunidade de vivenciar mudanças comportamentais, revendo os próprios conceitos e atitudes.
Acredite no seu potencial empreendedor!
Estas habilidades podem te levar ao sucesso, independente da sua área profissional.