Projeto João Cabeludo desperta consciência ecológica

O projeto tem sido desenvolvido junto aos alunos do curso e divulgado/distribuído nas Feiras da Cidadania promovidas pela Instituição

Publicado em 22 de março de 2017

Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora do curso de Gestão Ambiental

Tendo em vista o desenvolvimento de projetos voltados para a área de Sustentabilidade e Educação Ambiental, o curso de Gestão Ambiental da Univiçosa vem implementando o projeto intitulado “João Cabeludo”. Trata-se de um boneco feito com serragem, areia e alpiste, que cresce o “cabelinho” desde que seja regado com água diariamente.

O projeto tem sido desenvolvido junto aos alunos do curso e divulgado/distribuído nas Feiras da Cidadania promovidas pela Instituição. Os próprios alunos do curso de Gestão Ambiental, orientados pelas professoras Karine Almeida e Fernanda Melo, são responsáveis pela produção do material.

A proposta visa a conscientização da sociedade, principalmente, as crianças, despertando nas mesmas a consciência ecológica e princípios de preservação ambiental de forma lúdica. Com a entrega e divulgação dos bonecos é possível abordar temas como a importância da água para os seres vivos, processo de germinação de sementes, assim como, a reflexão sobre as relações com a natureza, seus hábitos e comportamento em relação ao consumo, uso e descarte de diferentes resíduos.

Os bonecos são confeccionados a partir dos seguintes materiais: meia calça fina, serragem, areia, alpiste e garrafa pet de 2 litros. Uma parte do material, principalmente a meia calça, foi arrecada durante campanha realizada pelo curso de TGA na instituição.