Fisioterapia realiza projeto “Roda de Gestantes”

Podem participar alunas, colaboradores técnico-administrativos, familiares e todas as gestantes da comunidade que se interessarem. As inscrições são gratuitas.

Publicado em 24 de maio de 2018

Uma iniciativa do curso de Fisioterapia da Univiçosa, o projeto “Roda de Gestantes” realizado pelos alunos do quinto período do curso juntamente com a Professora que ministra a disciplina “Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher”, Andréia Kely R. Cordeiro de Almeida, tem como objetivo colocar o aluno em contato com as necessidades reais da comunidade.

Como uma forma de metodologia ativa, o aluno, poderá vivenciar situações reais da abordagem fisioterápica à gestante, praticada nos níveis de atenção primária (prevenção e promoção da saúde na gravidez) e secundária (tratamento das disfunções instaladas de forma individualizada).

De acordo com Andréia Cordeiro as atividades serão divididas em dois momentos:

  • Primeiro momento com palestra abordando temas importantes: Alterações posturais na gravidez/ergonomia; Atividade física no período gestacional; Amamentação com foco na fisioterapia (benefícios para o bebê e para mamãe); A incontinência urinária (como prevenir); O trabalho de parto humanizado; e também outros assuntos de interesse das gestantes.
  • Segundo momento: Triagem através de uma avaliação individual da gestante, que a partir daí poderá fazer atividades físicas em grupo ou se necessário individualmente.

“O projeto visa levar até à gestante uma série de informações, dicas e práticas físicas que vão prepará-las para uma gravidez e parto saudáveis; fazer com que elas participem de forma ativa e saudável desse período de transformações; acolham seu bebê com o máximo de orientações e segurança; retornem à sua forma física, mental e social com ausência de doença e qualidade de vida”, completou a gestora do curso, Professora Silvia Helena de Moraes.

Podem participar do projeto alunas, colaboradores técnico-administrativos, familiares e todas as gestantes da comunidade que se interessarem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (31) 3899 8042.