O Simpósio de Produção Acadêmica reuniu mais de 160 trabalhos da Univiçosa e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que serão publicados na Revista Científica da Instituição
Dezenas de alunos e professores participaram do VIII SIMPAC na Unidade 1 Univiçosa
Nesta quinta-feira (20) dezenas de alunos e professores participaram do VIII SIMPAC na Unidade 1 Univiçosa. O Simpósio de Produção Acadêmica reuniu mais de 160 trabalhos da Univiçosa e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que serão publicados na Revista Científica da Instituição.
A abertura foi às 7h30 da manhã, com o Diretor Geral e Presidente do Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Univiçosa), Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira; o Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen; a Coordenadora de Pesquisa da Instituição, Professora Eliene da Silva Martins Viana; o Coordenador do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão) da Unidade 2, professor Fraikson Cleiton Fuscaldi Gomes; e o Coordenador Pedagógico e membro do NUPEX da Unidade 1, Professor Rogério Pinto. O evento foi aberto oficialmente pela Professora Eliene da Silva Martins.
Na abertura, a aluna Luana Cândido de Almeida (Engenharia Ambiental) recebeu diploma de honra ao mérito das mãos do Diretor Geral Evaldo Zeferino Rodrigues; do Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, Professor Sérgio Domingues; e do técnico Sylvio Miguel, que dá nome ao Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Univiçosa desde 2014.
Luana Cândido está deixando o NUPEX, onde atuou desde 2013, estando ela na origem dos comitês de ética, sendo responsável pelo cadastro e protocolo dos trabalhos de pesquisa e extensão da Instituição. Graduanda, Luana deixa o NUPEX para termimar o curso de Engenheira Ambiental.
A condecoração de Luana Cândido foi também a oportunidade para homenagear Sylvio Miguel, referência nas pesquisas em Medicina Veterinária do estado, tendo sua importância reconhecida pela Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa e a própria Univiçosa, além do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Independentes e interdisciplinares, os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) têm como objetivo substancial defender os interesses dos sujeitos envolvidos em pesquisas nas instituições, tanto em relação à sua integridade quanto à sua dignidade. É, ainda, responsabilidade desses Comitês, nortear os padrões éticos em todas as etapas das pesquisas, tendo por referência as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS 196/96, II.4.
Os CEP avaliam e acompanham as pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, no todo ou em partes, considerando diretrizes universais.
Terminada a cerimônia de abertura e realizadas as homenagens, houve o “café com pôster”, palestras específicas de cada área e apresentação oral dos trabalhos. À tarde aconteceram o II Seminário de Iniciação à Docência (14h) e II Seminário Comitê de Ética em Pesquisa e o de Iniciação à Docência (16h). No Seminário de Iniciação à Docência, alunos monitores expuseram e debateram a experiência em sala de aula, discutindo a importância da monitoria.
No Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa houve a apresentação do Professor Arthur Meucci, Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Formação em Psicanálise pelo IBCP, professor da UFV e editor acadêmico da Revista “Espaço Ética”. Em seguida, a Advogada Wanessa Milagres Teixeiras, mestranda em Educação pela UFV, falou sobre as resoluções de que trata a Ética em Pesquisa, fazendo um apanhado de como foi estruturado e como funciona hoje, esse aspecto nas pesquisas no país.
Dando continuidade ao evento, às 18h30 aconteceram mais uma exposição do “café com pôster” e palestras específicas por área
Um dos avaliadores do VIII SIMPAC, o Professor Adriano França da Cunha (Medicina Veterinária) ressaltou a importância da atividade para o crescimento acadêmico dos alunos e também para o desenvolvimento da Instituição como um todo. “O SIMPAC envolve grande número de alunos da Univiçosa e de outras instituições, que apresentam não somente trabalhos de pesquisa, mas também trabalhos de extensão. Esse contato e discussão de conhecimento é enriquecedor para toda a comunidade acadêmica”.
Rogério Pinto comemorou o sucesso do evento. “Tivemos um dia de intensas atividades, onde nos emocionamos pela manhã, vislumbramos ótimos alunos monitores a tarde, vivenciamos uma oportunidade ímpar de entender sobre ética e reforçar a temática dos comitês de ética, conceito que deve ter sido ampliado após a preleção da Professora Wanessa Milagres. Durante todo o dia, verificamos a maturidade de um evento que chega ao seu oitavo ano com muito sucesso”.
O Diretor Evaldo Zeferino Rodrigues agradeceu a toda a equipe do SIMPAC e, de maneira especial, aos professores orientadores — “sem eles o SIMPAC não aconteceria” —, e também aos alunos que apresentaram seus trabalhos. “São exemplos a serem seguidos pelos demais, que assistiram às apresentações orais e em pôster. O SIMPAC me deixa muito feliz porque ele representa a tríade ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’ em um único evento. Diversos trabalhos aqui presentes têm importante repercussão na sociedade”.
Rogério Pinto anunciou que o SIMPAC volta a ser realizado em maio, como era no início.
Empresa Simulada fecha programação no VIII SIMPAC
A Empresa Simulada faz parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos de Administração e Tecnólogos em Gestão de Empresas (Processos Gerenciais). Esse ano foram 4 empresas: Só Coxinhas, Pop Cone, Divina Gula e Delícia Árabe. Os alunos foram orientados pelos professores Guilherme Castanheira e Daiane de Freitas. A Feira é parte da disciplina “Empresas Simuladas”, que realiza também rodadas de negócios e estuda o gerenciamento de empresas através de um sistema de gestão simulada.
Essencialmente prática, a disciplina “Empresa Simulada” usa a tecnologia da educação virtual, metodologia de treinamento que atrela a teoria à prática de atividades empresariais. A Univiçosa é pioneira na região no uso dessa metodologia. O evento reunião grande número de alunos, professores, gestores e colaboradores da Instituição.
Os líderes de cada grupo avaliaram o evento e toda a organização como uma excelente oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso e dessa forma se sentirem mais preparados para o mercado de trabalho.
De acordo com a Professora Daiane de Freitas, gestora dos cursos, a Feira Simulada 2016 foi mais um grande evento da disciplina Empresa Simulada dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa. "São nestes eventos acadêmicos que os alunos partilham o saber fazer da gestão, como o planejamento, o marketing, a gestão de pessoas, a gestão da produção, as vendas e o trabalho em equipe. As habilidades empreendedoras foram mais uma vez demonstradas por todos os alunos, principalmente na utilização da persuasão e rede de contatos, comprometimento, busca de oportunidades e iniciativas, busca de informações, estabelecimento de metas, exigência da qualidade e eficiência, correr riscos calculados e planejamento e monitoramento sistemático. A Feira foi assim, dinâmica, interativa, divertida, participativa e de muito aprendizado para os alunos das empresas simuladas".