A comunicação no ambiente de trabalho

Vale muito investir no treinamento dos funcionários e valorizar aqueles que se expressam com competência, pois uma boa comunicação evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada e contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, vender produtos, entre outras inúmeras atividades.

Publicado em 26 de junho de 2018

Foto: Freepik

Gamali Gomide: Mestre em Letras. Professora de “Língua Portuguesa” e “Interpretação de Textos” da Univiçosa

Seja qual for o segmento, com certeza, uma boa comunicação é primordial para que sua empresa se mantenha e prospere no mercado competitivo atual. Palavras e expressões inadequadas, mensagens mal escritas, ausência de informações e orientações levam à ineficiência e ao prejuízo.

Segundo pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% de 300 grandes empresas define a comunicação no ambiente de trabalho como o principal motivo de fracasso de diversas atividades propostas; porém, muitos empreendedores ainda não dão a devida importância à comunicação e não dimensionam a dimensão que os problemas tomam em virtude de pequenos erros de comunicação, tais como: falta de envolvimento e participação das pessoas, desmotivação dos funcionários, pouco trabalho em equipe, dificuldade de personalizar mensagens para os diferentes níveis de funcionários, erros nos procedimentos, ineficiência no contato com clientes, entre outros.

Vale muito investir no treinamento dos funcionários e valorizar aqueles que se expressam com competência, pois uma boa comunicação evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada e contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, vender produtos, entre outras inúmeras atividades, ressaltando que não se trata do uso de linguagem complexa e rebuscada, mas de objetividade, clareza e até simplicidade.

Quanto mais bem informados os seus colaboradores estiverem, mais empenhados eles estarão para realizar as suas atividades, e o sucesso da comunicação depende da escolha correta do canal e da forma de expressão, pois, o seu interlocutor deve estar apto para receber e interpretar a mensagem, por isso é essencial considerar as características do público-alvo. É preciso, pois, investir na contratação de profissionais preparados, com capacidade e intuição para perceber os diferentes públicos, bem como no treinamento da equipe de trabalho, propiciando e estimulando a participação em cursos de expressão oral, de atualização linguística e redação. É preciso, também, que o profissional, seja qual for o seu segmento, aprimore a sua escuta para melhor compreender, educar, motivar, orientar e sanar dúvidas.

Aos que estão iniciando carreira, é importante destacar que é muito bem reconhecido o profissional que se expressa de forma clara, objetiva e cordial, sem pedantismo e sem usar termos rebuscados e difíceis, tanto no relacionamento interpessoal oral, quanto ao enviar mensagens por e-mail ou WhatsApp, ao repassar informações e orientações aos componentes de sua equipe ou ao ministrar aulas e treinamentos específicos. 

A linguagem, no ambiente de trabalho, deve ser mais ou menos formal, dependendo do segmento; todos já ouviram relatos sobre pessoas que perderam seus empregos por se expressar mal, empregando palavras chulas, rudes ou de baixo calão, gírias; por falar muito, gerando conflitos; ou por serem prolixas e confusas.  

Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira clara e objetiva, sempre com o intuito de fazer bem feito, com capricho e responsabilidade.

A linguagem escrita, em especial, permite revisão, tanto gramatical quanto textual, que evitará erros de intepretação e ambiguidades: é só reler com atenção o texto; uma rápida conferida evitará falhas na interpretação que podem gerar conflitos e desentendimentos impactando negativamente no desempenho e na produtividade, além de interferir diretamente nos resultados finais. Uma palavra de mais impacto e expressividade pode convencer; um argumento bem feito pode gerar lucros. Portanto, releia o seu texto.

O planejamento bem feito, antes das reuniões ou palestras, garante uma boa comunicação. E como deve ser feito esse planejamento? Lógico, não existe milagre: com muito estudo e anotações. Esteja preparado sempre; mantenha-se atualizado em todos os aspectos, mas, principalmente, sobre a sua área de atuação. A leitura e o estudo devem ser constantes, e o segredo para estar sempre em dia com a linguagem é ser um incansável curioso: pesquise e procure conhecer tudo sobre a sua área de atuação.  

Aos empresários, é preciso destacar que profissionais preparados, que falam e escrevem bem é cada vez mais raro, cabe, pois, ao contratar, selecionar por meio de uma entrevista e uma pequena produção de texto que mostrará claramente quem se expressa bem, tanto na linguagem falada quanto escrita. Outra boa ideia é propiciar aos seus profissionais treinamentos periódicos para aprimorar suas habilidades de expressão, além de estimular a comunicação cordial e efetiva na empresa.

A linguagem abre caminhos e portas; mas, para que seja efetiva, são imprescindíveis esmero, cuidado, respeito e ética; além disso, é preciso planejar a sua mensagem,  escolher bem o canal, ser bom ouvinte, responder todas as mensagens recebidas, emitir opinião que enriqueça o trabalho do seu colega, conhecer bem o seu público, além de saber discernir o momento e lugar propício para se expressar.