Faculdade apóia 4 Simpósio de Meio Ambiente

Publicado em 19 de setembro de 2007
Começou anteontem e termina hoje (19) o Quarto Simpósio de Meio Ambiente, no Espaço Acadêmico-Cultural “Fernando Sabino”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento é uma promoção conjunta do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da UFV e do Núcleo de Pesquisa em Ambiência e Arquitetura de Sistemas Agroindustriais (Ambiagro).

A solenidade oficial de abertura contou com a presença do presidente honorário do CBCN, Roberto da Silva Carvalho, e representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), IBAMA, Instituto Estadual de Florestas (IEF), UFV, Câmara Municipal de Viçosa, Câmara dos Deputados e ex-presidentes do CBCN. Após a abertura, Carvalho entregou ao prefeito Raimundo Nonato o “Certificado de Consciência Sócio-Ambiental”, pela permanente atuação da poder local em prol da natureza e do desenvolvimento ambiental. A Prefeitura de Muriaé também foi agraciada com o mesmo mérito.

Ontem, o engenheiro florestal Bernardo Pires proferiu a conferência “O Governo Federal e o Meio Ambiente”. Bernardo é graduado em Engenharia Florestal pela UFV há dez anos e mestre em Silvicultura; atualmente integra o Ministério do Meio Ambiente, onde assessora a ministra Marina Silva. O engenheiro voltou a Viçosa para falar sobre os grandes problemas ambientais brasileiros e as políticas adotadas pelo MMA para saná-los.

O evento contou com mini-cursos e palestras ministradas por representantes de grandes instituições do país, como a Petrobrás, Companhia Vale do Rio Doce, Cemig e SAAE.

A Faculdade acredita que atitudes como a realização do Simpósio de Meio Ambiente devem ser apoiadas e estimula debates e discussões acerca da ecologia.

Gestão Ambiental



(*) Maria Emília Borges Alves

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pretende formar gerentes ambientais para assessorar, planejar e executar programas de gerenciamento tecnológico sustentável em consonância com a legislação ambiental vigente, promovendo a conservação ambiental quanto à utilização dos recursos e, conseqüentemente, o desenvolvimento humano sustentável. Os profissionais formados terão habilidade para elaborar, compreender e participar de estudos em sistemas de gestão ambiental.

O curso capacitará o profissional com conhecimentos interdisciplinares voltados para diagnosticar riscos e danos ambientais, apresentando soluções de forma a controlar os impactos ou mesmo sua minimização, permitindo analisar as inter-relações humanas: a sociedade, sua cultura e o ambiente.

Oferecerá métodos e técnicas coerentes com abordagem teórica de educação ambiental para programas de conservação e recuperação ambiental, possibilitando ao egresso integrar equipes multidisciplinares de gestão de instrumentos de controle do meio ambiente, exercendo o papel de agente de multiplicação e conscientização, transformação e planejamento, junto aos setores primário, secundário e terciário.

O tecnólogo em gestão ambiental poderá exercer funções de agente de educação ambiental, agente de análise econômica ambiental, agente de proteção ambiental, agente de avaliação ambiental e agente de conservação ambiental. Suas atividades poderão ser desenvolvidas em organizações não governamentais, prefeituras, pequenas, médias e grandes indústrias, empresas de saneamento Urbano, parques e áreas de preservação, instituições públicas e particulares (escolas, faculdades, universidades, IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente), Ministério Públicos, Sebrae, Senai, federações da agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural, conselhos profissionais nacionais e regionais, escritórios e empresas de consultoria.

(*) Coordenadora do Curso Superior de Gestão Ambiental