Produtividade em alta no segundo semestre da Nutrição

Publicado em 18 de julho de 2007
Os alunos de Nutrição da Faculdade terão segundo semestre letivo atarefado. Coordenação do curso prepara calendário repleto de atividades extraclasse, com ciclo de palestras, jornada acadêmica e visita técnica.

O semestre letivo começa no dia 30 de Julho e o Curso de Nutrição vai promover um ciclo de palestras. De acordo com a coordenadora do curso, Luiza Carla Vidigal Castro, o ciclo será baseado em algumas datas comemorativas, com o objetivo de relacionar a Nutrição à promoção da Saúde e prevenção de doenças.

Um exemplo é o Dia Mundial do Coração – 25 de Setembro, quando será discutida a influência da Nutrição na promoção da saúde do coração. Já no Dia Nacional do Idoso – 27 de Setembro, as ações vão relacionar a Nutrição à qualidade de vida na chamada “feliz idade”. Outras palestras vão ocorrer no Dia Internacional das Pessoas Idosas, na Semana Mundial da Amamentação e no Dia Mundial da Alimentação, em outubro; no Dia Mundial do Combate ao Diabetes e no Dia Internacional do Combate ao Câncer, em novembro.

A coordenação também prepara a Jornada Acadêmica da Nutrição 2007. Prevista para o fim de agosto, a jornada irá aproveitar para homenagear profissionais da área no Dia do Nutricionista – 31 de Agosto. Outra novidade no calendário do Curso será uma pequena modificação no horário de aulas. A última aula das quartas-feiras será horário livre destinado a encontros com a coordenação para o repasse de informações, podendo ser utilizado, ainda, para palestras e atividades extras.

Além do ciclo de palestras e da jornada acadêmica, haverá visitas técnicas a Unidades de Alimentação e Nutrição da região metropolitana de Belo Horizonte. As visitas serão complementos da disciplina “Administração de Unidades de Alimentação 2”, ministrada por Cristiane Sampaio. Estudantes do segundo período também terão oportunidade de participar da visita, a fim de conhecerem a atuação do Nutricionista neste segmento.

O Curso de Nutrição da Faculdade também se prepara para ativar a sala de atendimento anexa ao Laboratório de Avaliação Nutricional do Departamento Integrado. Luiza Vidigal conta que é grande a expectativa para desenvolver trabalhos com a comunidade acadêmica em estudos de casos. “Os alunos vão atender aos pacientes, sempre sob a supervisão do professor, e os casos serão discutidos durante as aulas”, explica a coordenadora.