Veterinária busca novas parcerias para o próximo semestre

Publicado em 09 de julho de 2007
Palestras, mini-cursos e convênios estão previstos para o calendário de atividades acadêmicas do curso de Medicina Veterinária no segundo semestre letivo.

Nesta semana, a Faculdade encerra as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2007. As últimas avaliações serão aplicadas até a próxima quinta-feira (12). Enquanto a maioria dos alunos está de férias, os coordenadores de cursos não param de trabalhar e já planejam as atividades para o próximo período.

O curso de Medicina Veterinária, por exemplo, prepara novas atividades de extensão. De acordo com a coordenadora, Alessandra Arreguy, além da continuidade do ciclo de palestras e mini-cursos, serão ampliados os convênios e parcerias com prefeituras da região.

Alessandra busca parcerias na área de atendimento e prevenção da saúde dos animais, como a participação e organização de campanhas de vacinação (brucelose, aftosa e anti-rábica), e atendimento clínico e cirúrgico. “Com as vacinações, há melhoria do controle sanitário do rebanho de nossa região, e com o atendimento clínico e cirúrgico, apoio aos produtores e desenvolvimento da pecuária através da assessoria prestada”, observa a coordenadora.

Um exemplo é o convênio com a Prefeitura Municipal de Viçosa. Firmada há um ano e meio, a parceria atende a cerca de 100 produtores rurais cadastrados. Os convênios visam não só a assistir os produtores rurais que necessitam de atendimento a seus animais como também complementam as atividades acadêmicas dos futuros médicos veterinários. “Além de realizarem o diagnóstico e o tratamento, os estudantes também podem conhecer melhor a realidade da medicina veterinária na região – quais os principais problemas e desafios a serem vencidos”, complementa Alessandra.

A coordenadora também destaca outra importante atividade a ser realizada no próximo semestre de 2007. O segundo módulo do curso “Comportamento, Adestramento e Esportes Caninos” está previsto para os dia 16, 17 e 18 de agosto. Os futuros veterinários receberão conhecimentos importantes sobre como orientar proprietários de cães quanto à educação de animais.

A primeira fase do curso, realizada nos dias 01 e 02 de junho, abordou o comportamento e o condicionamento dos caninos. Já na segunda etapa, os alunos irão conhecer técnicas e tipos de adestramento. “A primeira fase foi excelente, os alunos adoraram”, entusiasma-se Alessandra Arreguy, que no próximo semestre pretende se dedicar ainda mais à coordenação do curso de Medicina Veterinária.