Publicado em 19 de junho de 2007
Alunos do 3° período de Nutrição visitaram o Hospital São Sebastião, nos dias 06 e 13 de junho. A visita é parte das atividades práticas da disciplina Nutrição e Dietética 2, ministrada pela professora e coordenadora do curso Luiza Carla Vidigal Castro. Os futuros nutricionistas conheceram os programas materno-infantis do hospital, como o Alojamento Conjunto, o Programa de Apoio à Lactação (PROLAC) e as instalações do Banco de Leite Humano (BLH).A prática permitiu aos acadêmicos aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula e acompanhar a atuação do profissional na área de nutrição infantil, visando à promoção da saúde de mães e bebês. “Essa atividade permite despertar o interesse do acadêmico nessa área e é uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre a atuação do profissional em nutrição materno-infantil”, observa a professora Luiza Vidigal.
A nutricionista Viviane Faria Santos, coordenadora do BLH, acompanhou os alunos durante a visita e explicou a importância do PROLAC para o sucesso na amamentação, bem como para o crescimento e desenvolvimento adequados das crianças. No programa, as mães recebem orientação de um grupo de estagiários de nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV) a respeito dos cuidados com a alimentação das lactantes e com a amamentação e alimentação no primeiro ano de vida das crianças. As lactantes recebem um cartão de controle de orientação nutricional e de crescimento e desenvolvimento da criança.
Os acadêmicos também conheceram as instalações do Banco de Leite Humano e ouviram a nutricionista do hospital explicar cada etapa do processamento do leite – desde a seleção das doadoras até a distribuição, enfatizando a importância dos cuidados higiênicos e da pasteurização para obtenção de um alimento com qualidade nutricional e microbiológica.
Michelle Gomes, uma das alunas que participaram da visita, disse estar impressionada com a organização das atividades desenvolvidas pelo PROLAC e pelo BLH. “A visita foi perfeita, bem organizada. A orientação que as mães recebem sobre amamentação é bem feita”, afirma a aluna. Nathiely Lima, que quer trabalhar com nutrição infantil, também compartilha da mesma opinião de Michelle. Para ela, a qualidade do programa de orientação é melhor do que a de outros atendimentos particulares, pois a equipe trabalha com mais empenho e, conseqüentemente, dá maior atenção às lactantes. “Até mães de outras cidades vêm a Viçosa para receber as orientações. Elas gostam tanto que trazem as fotos de seus filhos para a nutricionista acompanhar seu crescimento”, comenta Nathiely. O programa é oferecido gratuitamente pelo Hospital São Sebastião.
Não é a primeira vez que acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade participam de atividades como essa. No semestre passado, outros estudantes puderam fazer a mesma visita ao hospital. Os futuros nutricionistas também participaram de outras visitas técnicas como complemento das disciplinas “Avaliação Nutricional” e “Políticas Públicas e Saúde”. De acordo com Luiza Vidigal, a visita ao Banco de Leite do Hospital São Sebastião foi bem aceita pelos alunos. “Eles ficaram encantados com os programas e muitos já manifestaram interesse em estagiar nessa área”, finalizou a coordenadora do curso.