Sebrae celebra Dia da Micro e Pequena Empresa

Publicado em 05 de outubro de 2007
Nesta sexta-feira (5), comemora-se, em todo o País, o Dia da Micro e Pequena Empresa. Para homenagear o segmento que representa 99% dos negócios brasileiros e que responde por 56% da mão-de-obra com carteira assinada do País, a Agência Sebrae de Notícias divulga, nesta semana, uma série de matérias sobre as principais conquistas do segmento nos últimos anos.

A série irá abordar temas como a última pesquisa sobre a Taxa de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas, que registrou aumento de 51% para 78% no índice medido ao final do segundo ano de vida desses negócios, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o decreto que regulamenta o tratamento diferenciado ao segmento nas compras públicas, além de novos produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae, que também faz aniversário neste mês.

A data que celebra os pequenos negócios foi criada em 1999, quando foi sancionado o então Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno, a Lei 9.841 de 5 de outubro de 1999, regulamentada pelo decreto 3.474 de 19 de maio de 2000.

Anos mais tarde, uma mudança no curso da política brasileira transformaria a história das microempresas do País, abrindo espaço para uma nova conquista: a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Sancionada em 2006 e já em vigor, a lei criou o Simples Nacional para reduzir a carga tributária e simplificar processos, além de mecanismos que asseguraram o acesso ao crédito, à inovação tecnológica e às compras governamentais.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa é resultado da ampla participação dos empresários do próprio segmento e da articulação e trabalho do Sebrae, criado em 1972 justamente para pensar, propor e executar soluções que permitam aos pequenos negócios sobreviver, prosperar e contribuir ativamente para o crescimento do País.

No dia 9 de outubro, a Instituição completa 35 anos, celebrando os vários anos de luta por um ambiente favorável às micro e pequenas empresas. Hoje, o Sistema Sebrae oferece mais de 200 produtos, programas e serviços, realiza cerca de 40 milhões de atendimentos por ano e está em 770 pontos presenciais no Brasil inteiro.

"O Sebrae tornou-se uma agência de desenvolvimento que dissemina o conhecimento. Nosso dever é informar e capacitar empreendedores para que as milhões de empresas tenham vida longa e tornem-se mais competitivas", diz o presidente da Instituição, Paulo Okamotto.

Durante a semana, haverá programações oferecidas por todas as unidades do Sebrae Brasil afora para quem já integra ou quer integrar esse universo empreendedor. A agenda prevê a realização de cursos, palestras, oficinas, exposições e caravanas, lançamento de produtos e serviços, além de atendimento e consultorias gratuitas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias