Publicado em 09 de julho de 2007

Prevenir, reduzir ou acabar de vez com a poluição das águas e com a destruição do solo e das matas são algumas das missões do tecnólogo em Gestão Ambiental, profissional que está entre os mais requisitados nesses novos tempos.
Diretamente envolvido em questões como a competitividade das empresas modernas, desenvolvimento sustentável, gerenciamento de resíduos sólidos, marketig ecologicamente correto, design de produtos “verdes”, agronegócio, turismo ecológico e produção limpa, o tecnólogo em Gestão Ambiental compõe obrigatoriamente as equipes multidisciplinares encarregadas de planejar e viabilizar o crescimento das cidades e a ocupação de terrenos, os programas de reciclagem de materiais e de educação ambiental. Também atua na implantação, orientação e acompanhamento de projetos de exploração dos recursos naturais e na chefia de programas de coleta e destinação de efluentes e rejeitos industriais. Ao tecnólogo em Gestão Ambiental cabe, ainda, recuperar áreas degradadas adotando práticas de recuperação do solo, implantando sistemas de tratamento de lixo e propondo soluções para drenagem das águas pluviais de maneira a aperfeiçoar o desempenho econômico e ambiental das empresas.
Esses motivos justificam a grande procura pelos tecnólogos em Gestão Ambiental, transformando-os em profissionais valorizados pelo mercado de trabalho.