Publicado em 31 de agosto de 2007
Faculdade comemora o Dia do Nutricionista com a realização de mini-curso e Jornada Acadêmica da Nutrição.31 de Agosto é o Dia do Nutricionista, um profissional da Saúde com formação de nível superior que atua em diferentes áreas ligadas à alimentação e nutrição, contribuindo para melhorar as condições de vida e saúde da população.
A data foi escolhida porque lembra a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 31 de Agosto de 1949. Anualmente o Conselho Federal de Nutrição (CFN) promove eventos comemorativos em diversas cidades brasileiras, principalmente para alertar os profissionais de Saúde e a população em geral sobre a importância da adequação nutricional e do papel do Nutricionista.
O Curso de Nutrição da Faculdade não deixará passar a data em branco. De acordo com a coordenadora, Luiza Carla Vidigal Castro, as comemorações do Dia do Nutricionista vão além da mera lembrança com a realização da II Jornada Acadêmica da Nutrição, entre os dias 27 e 29 de Setembro; e do mini-curso “Uso de Software na Prescrição Dietética”. O mini-curso é gratuito e será realizado no novo laboratório de informática da Faculdade, de 14 às 17 horas.
Algumas Áreas de Atuação do Nutricionista
• Hospitais, clínicas e consultórios
O nutricionista é responsável pela elaboração de condutas dietoterápicas específicas e pelo suporte nutricional para situações diversas. Sua tarefa é adequar a orientação nutricional e contribuir para a redução do tempo de internação dos pacientes, das intercorrências, dos custos com atendimento, medicação e exames.
• Creches e escolas
Em creches e escolas, realizando uma avaliação nutricional periódica, o nutricionista acompanha o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Contribui para a formação de hábitos alimentares, por meio de programas voltados para alunos, professores, pais e funcionários.
• Instituições geriátricas
Nesse campo especial de trabalho, o Nutricionista contribui para o oferecimento de uma dieta saudável e equilibrada que beneficie a prevenção de doenças associadas a maus hábitos alimentares. O profissional intervém em casos específicos de tratamento e alimentação do idoso.
• Restaurantes comerciais, hotéis e similares
Nesses estabelecimentos, o Nutricionista promove o controle de qualidade, coordenando e supervisionando as refeições, desde a seleção dos gêneros alimentícios até o produto final; planeja a alimentação com base no perfil dos usuários, contribuindo para a racionalização dos custos; analisa e controla os pontos críticos para de prevenir contaminações; e promove o treinamento de pessoal.
• Academias, Spas e similares
No caso de profissionais que trabalham nestes locais, pode-se efetuar avaliação e acompanhamento nutricional do cliente; elaborar dietas; promover programas de educação alimentar e nutricional; e integrar a equipe multidisciplinar, dentre outras atribuições.
• Saúde Coletiva
Atua na educação, orientação e assistência nutricional a coletividades, para a atenção primária em saúde. Integra também a equipe de vigilância sanitária; promove programas de educação alimentar e de orientação sobre manipulação correta de alimentos; e participa de comissões técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a alimentos.
• Área de Ensino e Pesquisas
Atua na direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em Nutrição. Em docência, extensão, pesquisa e supervisão de estágios, pode elaborar o planejamento de ensino, planejar e ministrar aulas e elaborar o material auxiliar de ensino, por exemplo.
• Outras Áreas
Sua atribuição principal é dar assessoria e apoio técnico aos setores de marketing e vendas. Quem trabalha com indústrias de alimentos pode desenvolver protótipos de produtos, elaborar planilhas de custo, avaliar usos/aplicações dos produtos, desenvolver manual de especificações/receituário, elaborar dizeres de rotulagem e efetuar cálculo nutricional, além de outras atribuições afins.
Fontes: Coordenadoria do Curso de Nutrição da Faculdade / Conselho Federal do Nutricionista (CFN)