Fisioterapia leva solidariedade ao Lar dos Velhinhos

Publicado em 22 de junho de 2007
Na quinta-feira (21), alunos do 1º período matutino do curso de Fisioterapia da Faculdade promoveram uma festa junina para os idosos do Lar dos Velhinhos. Os acadêmicos prepararam uma recreação com lanche, dança e brincadeiras, no horário de visitas. Idosos, funcionários e os futuros fisioterapeutas participaram de momentos de descontração e de solidariedade.

Os estudantes tiveram a idéia de promover a festa junina após uma visita técnica à entidade nos dias 04 e 11 deste mês. Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a área da fisioterapia geriátrica e os trabalhos desenvolvidos pelo Lar dos Velhinhos. A atividade foi mais uma das práticas desenvolvidas durante a disciplina Fundamentos da Fisioterapia, ministrada pelo professor Rafael Rezende. Os estudantes fizeram outras duas visitas anteriormente, ao Programa Saúde da Família (PSF) de Teixeiras e a uma clínica particular de fisioterapia de Viçosa.

O professor Rafael Rezende destaca a importância dessas visitas técnicas. Para ele a realização de atividades como essa permite que o aluno conheça melhor as diferentes áreas de atuação do fisioterapeuta – durante a visita ao PSF de Teixeiras, por exemplo, os acadêmicos puderam conhecer mais sobre fisioterapia preventiva. “A visita ao Lar dos Velhinhos foi necessária, pois os alunos conheceram mais sobre fisioterapia geriátrica, área que, atualmente, está se expandindo, visto que a população idosa do Brasil tem aumentado”, observa o professor.

Voluntário no Lar dos Velhinhos durante o ano de 2005, Rafael Rezende também contou que sua experiência permitiu um grande crescimento profissional e pessoal. Rafael enfatiza que a realização de ações como a festa junina é importante para despertar a responsabilidade social em seus alunos. “Os idosos têm muita carência, tanto física (de cuidados na saúde) quanto emocional. Eles precisam sempre de apoio, de ajuda”. Cláudia Marota Dias e Aline Ferreira Constant participaram da atividade e adoraram a experiência de poder ajudar a entidade. “Eu não conhecia essa área. Participar me deu a oportunidade de ter mais contato e poder ajudar”, afirma Cláudia Dias.

Os alunos também promoveram uma campanha na Faculdade para arrecadar alimentos e agasalhos para a entidade. Para o presidente da entidade, José Marinho Lima, a realização de uma festa como essa só é benéfica para os idosos, pois traz descontração e ajuda para o Lar.

De acordo com o presidente, a instituição possui uma renda mensal fixa que não consegue cobrir as despesas com funcionários e com a alimentação dos idosos - somando-se as verbas municipal, estadual e federal, o Lar conta somente com cerca de R$ 1.700, além da aposentadoria dos idosos. “Nós só funcionamos porque contamos com a ajuda da população de Viçosa”, afirma o José Marinho.

A vice-presidente da entidade, Edmaura Melo Martins, também reforça a necessidade de ações solidárias como a dos alunos da Faculdade. “A festa foi ótima. Os velhinhos dançaram e isto ajuda a aliviar os estresse deles”, disse Edmaura. A opinião também é compartilhada por Rafael Rezende, para quem o trabalho do fisioterapeuta com idoso, seja voluntário ou não, deve ir além do tratamento de doenças e da aplicação do conhecimento adquirido, priorizando a melhoria da qualidade de vida.

O Lar dos Velhinhos fui fundado em 18 de Junho de 1967. Atualmente, 22 funcionários – dentre eles um enfermeiro e 8 técnicos de enfermagem, atendem a 34 idosos carentes com mais de 60 anos de idade, a maioria sofre de hipertensão e diabetes.