Fisioterapia preparada para atividades do segundo semestre

Publicado em 17 de julho de 2007
Semana Acadêmica da Fisioterapia e convênio com a Prefeitura de Viçosa fazem parte do projeto da coordenação do curso para o segundo semestre de 2007.

O curso de Fisioterapia da Faculdade também se prepara para o próximo semestre letivo, que começa no dia 30 de Julho. Para enriquecer ainda mais a formação dos futuros fisioterapeutas, a coordenação preparou um calendário repleto de atividades extraclasse composto por palestras, cursos e visitas.

Uma das primeiras atividades do período será a visita dos acadêmicos à mostra “Corpo Humano: Real e Fascinante”, no Rio de Janeiro (RJ). A exposição traz corpos e órgãos humanos conservados através de uma técnica que substitui a água dos tecidos corporais por silicone líquido, permitindo manter a forma original.

Os alunos também irão participar da Semana Acadêmica da Fisioterapia, entre os dias 19 e 21 de Setembro. Além da apresentação de trabalhos acadêmicos dos estudantes, a semana também irá oferecer palestras e mini-cursos.

Outra novidade é a parceria que está sendo firmada entre o curso e a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. O convênio irá promover atendimentos em fisioterapia na clínica do Departamento Integrado da Faculdade. O Departamento Integrado é dirigido em conjunto pelos coordenadores dos cursos de Enfermagem, Alessandra Santos; Nutrição, Luiza Carla Vidigal; e Fisioterapia, Célber Limonge. A clínica foi criada com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por alunos da instituição sob a supervisão e orientação de um professor responsável. A Secretaria de Saúde irá selecionar e encaminhar pessoas que necessitem de tratamentos na área de neurologia. Serão indicados 10 pacientes com disfunções neurológicas distintas e sem condições financeiras de arcar com um tratamento fisioterapêutico. “O número de pessoas que serão atendidas é reduzido para garantir a qualidade do tratamento”, afirma Célber Limonge.

Também a partir de Agosto, o curso de Fisioterapia vai ganhar uma nova cara. A coordenação prepara a inserção de um novo conhecimento para os futuros fisioterapeutas: a terapia manual, que será incluída no conteúdo de disciplinas ministradas pelos professores. O aprimoramento da avaliação e raciocínio clínico baseado em conceitos da terapia manual possibilita uma abordagem específica, rápida e eficiente, acelerando o processo de cura do paciente. A técnica pode ser aplicada em diferentes áreas clínicas, como traumato-ortopedia, pediatria, cardiologia, pneumologia e neurologia.

Célber Limonge enfatiza a importância da Terapia Manual para a formação do fisioterapeuta da Faculdade. Esse profissional não sairá da faculdade somente com conhecimentos generalizados de fisioterapia e, sim, com um conhecimento enriquecido por essa técnica, muito valorizado e oferecido apenas em especializações de alto custo.

A coordenação quer consolidar ainda mais o reconhecimento do curso dentro e fora da Faculdade. “A intenção é que os alunos enxerguem a fisioterapia realmente como uma profissão de futuro. Que eles consigam atingir seus sonhos e ideais, proporcionada por uma formação clínica completa”, finaliza Célber.