Nutrição avalia aceitação de novas receitas

Publicado em 19 de junho de 2007
Nos dias 14 e 15 de junho, alunas do 3º período de Nutrição realizaram a atividade prática “Análise Sensorial de Preparações Saudáveis”.Durante a atividade, promovida no intervalo do turno da tarde, acadêmicos e funcionários da Faculdade experimentaram diversos alimentos feitos pelas futuras nutricionistas, como bolo nutritivo, suco de abacaxi com inhame, pizza ecológica e panqueca verde.

A atividade foi desenvolvida como complemento das disciplinas Técnica Dietética 1, ministrada pela professora Elisabete Fantuzzi, e Nutrição e Dietética 2, da professora Luiza Carla Vidigal Castro. Para a realização da análise, as alunas pesquisaram diversas receitas – tradicionais e alternativas, destinadas ao público escolar. As acadêmicas avaliaram os alimentos e, conforme necessário, alteraram a fórmula para melhorar seu valor nutricional, dentre aqueles consumidos preferencialmente pelo público. Um exemplo foi a receita de tirinhas de frango. Durante os trabalhos da atividade, a receita foi modificada pelas alunas, que substituíram a farinha de rosca por fibra de trigo, que é mais nutritiva.

A prática possibilitou que as alunas aplicassem o conhecimento que tiveram nas duas disciplinas. De acordo com as aulas de Técnica Dietética 1, as futuras nutricionistas conheceram o processo de aquisição, seleção e preparo dos alimentos, como também as modificações que eles sofrem durante o preparo – as alterações físico-químicas. Os conhecimentos adquiridos em Nutrição e Dietética 2, possibilitaram a elaboração das “novas” receitas visando torná-las balanceadas e ricas em vitaminas e minerais, a fim de atender às necessidades nutricionais do público consumidor.

Lívia Magalhães e Gerusa Brandão, autoras da receita de tirinhas de frango, adoraram a atividade, pois além de proporcionar um melhor aprendizado também possibilitou verificar a aceitação de alimentos mais saudáveis pelas pessoas. A professora Elisabete Fantuzzi, que coordenou a preparação das receitas e a análise, também concorda com suas alunas. “Como professora, é muito gratificante ver o envolvimento das acadêmicas”, finaliza.

A professora Luiza Vidigal, que também é coordenadora do curso, observa a importância da execução de trabalhos interdisciplinares, pois permite ao estudante a associação de diversos conteúdos na prática do profissional. Nesta atividade as alunas tiveram a preocupação de desenvolver receitas saborosas e ao mesmo nutritivas. Para Luiza, o nutricionista tem que ser criativo para estimular uma alimentação balanceada e nutritiva, principalmente nas crianças. Pois a melhor maneira de se prevenir doenças da vida adulta é desenvolvendo uma alimentação adequada na infância.

“Esse conceito vem sendo muito trabalhado com os acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade. Como profissionais da saúde, queremos prevenir distúrbios nutricionais e, conseqüentemente, promover a saúde de toda a população”, enfatiza a coordenadora. As receitas criadas pelas alunas ainda serão levadas para uma pesquisa de campo, que será desenvolvida com alunos de escolas de ensino básico de Viçosa, a fim de verificar a aceitação dos alimentos saudáveis.