Publicado em 04 de outubro de 2007
O curso superior de curta duração em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (Processos Gerenciais) da Faculdade participou do XXXI Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ENANPAD 2007 –, entre os dias 23 e 26 de Setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro anual é considerado o maior evento da comunidade científica e acadêmica da administração brasileira. A edição 2007 foi dividida em 11 categorias acadêmicas para a submissão de trabalhos — Administração da Informação, Administração Pública e Gestão Social, Estratégia em Organizações, Estudos Organizacionais, Finanças, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Gestão de Operações e Logística, Marketing, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Contabilidade.
Mestre em Administração e professora da disciplina "Introdução à Contabilidade”, Maria Del Pilar Salina Quiroga Soria Galvarro, apresentou o trabalho “Descentralização na saúde e redução de disparidades regionais em Minas Gerais”. Para Maria Del Pilar, apresentar um trabalho no ENANPAD é importante porque "é o melhor congresso de Administração do país”, afirma. A professora aponta para a necessidade de uma maior produção científica entre os acadêmicos da área.
A Divisão Acadêmica selecionada para a exposição da professora foi “Administração Pública e Gestão Social”, na subcategoria “Gestão e Políticas Públicas”, que contempla as mais variadas áreas de políticas públicas, cobrindo focos de investigação, tais como financiamento, gestão financeira, privatização, conselhos gestores, relações intergovernamentais, entre outros.
O trabalho de Maria Del Pilar, resultado de uma pesquisa realizada durante o mestrado, avaliou em que medida a descentralização tem contribuído para minimizar e enfrentar as desigualdades regionais em Minas Gerais após a Constituição de 1988. Como resultado, foram detectados enormes contrastes no acesso à atenção básica de saúde e infra-estrutura municipal no estado de Minas Gerais, prevalecendo desigualdades na oferta de serviços de saúde em regiões menos favorecidas, como Norte de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
“A participação neste evento é importante para a atualização do pesquisador e do professor, com novos conceitos que surgem graças às pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas da Administração”, finaliza a Coordenadora do Curso de Processos Gerenciais, Larisse Santos.