Veterinária tem curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Publicado em 28 de junho de 2007
Entre os dias 23 e 27 de julho, alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade poderão participar do curso “Inseminação Artificial em Bovinos”, na Fazenda Modelo CPT.

O curso será ministrado por Igor Frederico Canisso, médico veterinário e mestrando em reprodução animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A atividade, que tem enfoque técnico-prático, oferecerá aos futuros médicos veterinários informações atualizadas sobre a técnica de inseminação artificial, modernizações no setor e compilação do conhecimento de experientes profissionais das empresas associadas à Fazenda CPT.

De acordo com a coordenadora de Medicina Veterinária, Alessandra Arreguy, o curso é importante porque a área de reprodução e biotecnologia é uma das mais promissoras para o médico veterinário. E o aprendizado se inicia com a inseminação artificial – que permite um melhoramento do gado. “Quando você tem a possibilidade de colocar um sêmen de um touro maravilhoso (bonito e com boa produção leite e carne) em uma vaca não tão boa, é o que chamamos de melhoramento genético”, observa a coordenadora.

Após a realização do curso, o aluno estará apto a implementar um programa de inseminação artificial de fêmeas da espécie bovina em propriedades rurais. Além disso, a experiência técnica aprendida durante a atividade servirá de base para os estudantes que terão a disciplina “Reprodução e obstetrícia veterinária” no próximo semestre.

Serão oferecidas apenas 12 vagas para estudantes da Faculdade. O investimento do curso é de R$ 300, que inclui hospedagem, alimentação e material didático. As inscrições já podem ser feitas com a coordenadora Alessandra Arreguy.