Faculdade promove vacinação contra rubéola

Publicado em 14 de agosto de 2007
A comunidade acadêmica da Faculdade tem a oportunidade de se vacinar contra a rubéola de hoje (14) até depois de amanhã. A iniciativa é do Curso de Enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de controlar o surto da doença na região.

A rubéola é uma doença provocada por um vírus e sua transmissão ocorre pelas vias respiratórias. Os sintomas são febre, dores, manchas avermelhadas pelo corpo e nódulos atrás das orelhas.

Devem ser imunizados os homens da faixa etária de 10 a 39 anos e as mulheres entre 10 e 49 anos, mas a vacinação das mulheres é mais importante devido à grande preocupação com as gestantes; se uma grávida contrai rubéola nos dois primeiros meses de gestação há o risco potencial de comprometer o desenvolvimento do bebê, gerando problemas como cegueira, surdez e má formação dos membros.

Na Faculdade, a campanha vai atender a professores, funcionários técnico-administrativos e alunos, e o ideal é que todos apresentem o cartão de vacinação, segundo a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Alessandra Santos de Paula. Isso facilita o controle das doses a serem administradas. Mesmo assim, quem não tem o cartão também poderá ser vacinado.

A vacina contra rubéola protege, ainda, contra sarampo e caxumba. O professor Leonardo Santana Rocha, um dos organizadores da campanha, diz que além desse tipo de imunização serão aplicadas vacinas contra hepatite B, tétano e febre amarela, mas somente para aqueles que tenham o cartão de vacinação.

A imunização é importante porque já foram identificados casos positivos de rubéola em Viçosa. “A transmissão da doença é por via respiratória e isso torna imprescindível alcançar altas coberturas vacinais para conseguirmos erradicar a doença”, argumenta.

A vacinação será hoje (14) no período da tarde, amanhã de manhã e quinta-feira (16) à noite, no Departamento Integrado da Faculdade.