Relação entre alimentos ricos em alfa-caroteno e longevidade

Publicado em 14 de dezembro de 2010

Cenouras e batatas contêm alfa-caroteno



* Camila de Melo Marques


Estudo realizado pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), em Atlanta (EUA), constatou que consumir grandes quantidades de alfa-carotenos pode reduzir o risco de óbito por diversas causas, incluindo complicações cardíacas e câncer.

Os alimentos que contêm mais alfa-caroteno são os vegetais amarelos e alaranjados – cenoura, batata e abóbora; e os verde-escuros – brócolos, feijão verde, ervilhas e espinafres. O alfa-caroteno é um antioxidante, quimicamente semelhante ao beta-caroteno, mas pode ser mais eficaz, ao inibir o crescimento das células cancerosas no cérebro, fígado e pele.

A equipe de investigação avaliou a relação entre o alfa-caroteno e o risco de mortalidade em 15.318 adultos com mais de 20 anos, que participaram de um estudo norte-americano de saúde e nutrição. Os participantes foram submetidos a exames médicos e forneceram amostras de sangue.

Depois de um acompanhamento que durou 14 anos, observaram que os participantes, independentemente do estilo de vida, das características demográficas ou dos riscos de saúde em geral, apresentavam menos problemas de saúde em relação àqueles que tinham a concentração de alfa-caroteno no sangue aumentada. Os resultados foram alarmantes, com os riscos caindo de 23 a 39% à medida que subiam os níveis de alfa-caroteno no indivíduo.

Até o momento, o estudo comprova somente uma associação entre o alfa-caroteno e maior longevidade e não uma relação de causa e efeito. Sendo necessárias mais investigações clínicas sobre os benefícios do alfa-caroteno.

* Acadêmica do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. Texto revisado pela Gestora Luiza Carla Vidigal Castro