Publicado em 08 de maio de 2007
(*) Cristiano Luiz Gomide Cabral O profissional formado no curso Superior de Tecnologia em Comercio Eletrônico (Sistemas para Internet) será capaz de desenvolver todo o suporte tecnológico para a prática de transações pela internet ou em uma intranet (sistema em que os recursos da internet são usados internamente para desenvolver aplicativos para uma corporação).
Esse suporte visa desenvolver um ambiente onde o cliente interage com uma loja virtual, um banco de dados para armazenar as informações ou até mesmo o tratamento da segurança dessas informações, permitindo que o usuário final possa, por exemplo, informar seus dados pessoais sem que essa mensagem seja interceptada. É impossível pensar em transações pela internet, principalmente operações comerciais, sem segurança.
O profissional formado pela Faculdade será um programador avançado e grande conhecedor de uma tecnologia que tem cada vez mais aplicabilidade, a ponto de até mesmo os próprios governos migrarem seus sistemas para sistemas on-line – declaração de imposto de renda, o relacionamento do MEC com as instituições de ensino, para citar apenas alguns.
Vale destacar matéria em que o jornal O Globo afirma que “o faturamento do comercio eletrônico cresceu 53% neste primeiro trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado” (Caderno de Tecnologia/12 de abril de 2007). Daí se pode imaginar uma demanda crescente de profissionais com formação adequada para atender a este mercado em expansão.
Comércio Eletrônico (Sistemas para Internet) é um dos novos Cursos Superiores de Tecnologia que a Faculdade lança no segundo semestre. O vestibular será no dia 15 de Julho, às 13 horas, no campus da Instituição e as inscrições vão de 15 de Junho a 13 de Julho, pela internet (www.univicosa.com.br).
(*) Professor de Informática do Curso de Psicologia da Faculdade