Publicado em 18 de julho de 2007
Evento é apenas uma das atividades previstas para o segundo semestre. Coordenação amplia programa de palestras e prepara nova jornada acadêmica.Após a participação no Congresso Nursing no primeiro semestre, a Enfermagem da Faculdade já tem um novo alvo: o Décimo Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Com o tema “Século XXI: Dilemas e Perspectivas da Enfermagem Brasileira”, o congresso é destinado a enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e estudantes. A coordenadora do curso, Alessandra Santos de Paula, e alunos serão os representantes da instituição nesse evento que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro em Curitiba (PR).
Além da presença no Décimo CBCENF, o segundo semestre letivo da Enfermagem também tem outras atividades programadas. Ciclo de palestras, jornada acadêmica e convênios são as demais propostas da coordenação do curso.
Alessandra Santos não se contentou somente com a realização da Semana Acadêmica da Enfermagem, em maio de 2007, e planejou a Segunda Jornada Acadêmica da Enfermagem, que será realizada na primeira quinzena de Outubro. Além de oferecer cursos, palestras e atividades culturais, a programação desse ano traz um diferencial em relação à jornada de 2006: os estudantes poderão divulgar seus trabalhos acadêmicos.
Mas as palestras não serão oferecidas apenas durante a jornada acadêmica. A coordenação dará continuidade ao ciclo de palestras do ano, com temas a serem escolhidos pelos futuros enfermeiros. “O objetivo é complementar a formação acadêmica oferecida pelo Curso de Enfermagem da Faculdade”, afirma Alessandra. Para ela, atividades como essas possibilitam ao aluno uma reflexão sobre os temas atuais e sobre a profissão.
A coordenação também tem negociado futuros convênios com os hospitais São Sebastião e São João Batista e com a Prefeitura Municipal de Viçosa. A Enfermagem irá ganhar com essas parcerias, que têm o objetivo de promover a operacionalização do ensino clínico aos alunos do quarto e sexto períodos. Outra novidade para o curso é a inclusão da disciplina “Urgências e Emergências em Enfermagem” na grade curricular do sexto período. A professora Luciana Pereira de Moraes, responsável pela disciplina, irá aplicar conhecimentos de atendimento em situações de emergência, como parada cárdio-respiratória, traumatismos, acidentes por animais peçonhentos e grandes queimaduras.