Publicado em 29 de agosto de 2007
Alunas do sexto período trabalham como voluntárias no Curso de Formação de Gestantes, da Paróquia São João Batista, Bairro Amoras. O curso é um dos trabalhos promovidos pela Pastoral da Criança com a participação de voluntários e acontece em todo o país. Em encontros mensais, as gestantes recebem orientações sobre saúde e bem-estar durante e após a gravidez. Em Viçosa, a unidade do Bairro Amoras é coordenada por Fátima Marília Andrade de Carvalho e Ana Maria Campos Rocha.As estudantes Edilene Stampini, Clariany Alves, Midiã Viana e Edilaine Coelho foram convidadas a participar do projeto pela coordenadora da Nutrição, Luiza Carla Vidigal Castro, que trabalhou cerca de um ano e meio ministrando palestras nesse mesmo curso. O encontro entre as gestantes e as acadêmicas desperta um maior interesse das futuras profissionais na busca de novas informações e resgata a noção de uma relação mais humanizada entre nutricionistas e paciente.
Neste ano, dois encontros contaram com a participação das futuras nutricionistas da Faculdade. Em Abril, Edilaine, Clariany e Edilene apresentaram três temas às gestantes: “Alimentação da criança no primeiro ano de vida”; “Higiene pessoal, domiciliar e de alimentos”; e “Alterações que ocorrem na gravidez e sintomas”. Midiã Viana participou do encontro realizado em Agosto, com a palestra “Alimentação da Gestante”.
“É importante o contato com a comunidade para a socialização dos conhecimentos adquiridos no curso visando à promoção da saúde e à qualidade de vida do grupo materno-infantil”, explica Luiza Vidigal. As alunas se preocuparam em discutir os temas propostos de forma clara, utilizando uma linguagem acessível, para uma maior assimilação das informações pelo público.
O curso completo tem duração de seis meses. As gestantes que participam ganham cestas de alimentos e enxoval para os bebês, doados pela comunidade.